Atividades de saúde ambiental do PEV

Aproximadamente 150 alunos e professores de escolas públicas da região do Vale do São Francisco foram sensibilizados através das atividades de Saúde Ambiental do Projeto Escola Verde.

Temas como higiene pessoal e do meio ambiente, doenças infectoparasitárias, zoonoses, formas de prevenção e cuidados socioambientais, dentre outros assuntos, foram trabalhados pela equipe do PEV. Participaram das ações os integrantes do Projeto Alanna Coelho, de Medicina, Ângelo Sena, de Medicina Veterinária, Yandra Mota, de Engenharia Agrícola e Ambiental, Ana Quézia, de Engenharia da Computação, e José Maceno, de Ciências Sociais.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes em locais estratégicos das escolas e distribuição de material informativo elaborado pelo próprio PEV.

Escolas mobilizadas

No dia 03/11/2015 a equipe de Saúde Ambiental do PEV esteve desenvolvendo atividades na escola Antonilio da França Cardoso, localizada em Juazeiro-BA, oportunidade em que cerca de 60 alunos e professores participaram das ações.

De acordo com a Profa de Ciências, Irene de Santana, a atividade foi “importante, pois estimula e desperta os alunos para aprendizagem, oportunizando a interação com os palestrantes. O tema é indispensável para adolescentes que estão no momento de transformação interna e externa”, argumentou.

Em 28/10 a equipe esteve mobilizando alunos e professores do 6° Ano da Escola Antonio Cassimiro, localizada em Petrolina-PE, ocasião em que vários aspectos relacionados às zoonoses foram abordados, tais omo características, causas, sintomas e formas de prevenção.

Nas palavras do aluno, João da Silva “a atividade foi muito boa. Eu queria que tivesse uma todo dia”, defendeu.

Também abordados o tema das zoonoses, alunos e professores da Escola Agostinho Muniz, Juazeiro-BA, foram sensibilizados para os cuidados e prevenção destas doenças muito comuns, mas pouco percebidas em suas formas de contágio e perigos para a saúde humana.

Para a estudante Juliana Santos, “foi muito bom, pois aprendi muitas sobre algumas doenças e como prevenir. Achei muito legal pois tenho alguns animais e vou saber cuidar melhor deles”, explicou.

Já no dia 23/10 foi a vez da Escola Prof Simão Amorim Durando receber a visita da equipe do PEV, ocasião em que alunos e professores do 2° Ano do Ensino Médio puderam conhecer um pouco mais sobre os problemas relacionados às zoonoses.

Conforme declarou a aluna Jucy Silva (15 anos), “foi muito importante saber que não é necessário me desfazer do meu gato quando alguém em minha casa engravidar, pois tomando os devidos cuidados não se contrai a doença”, concluiu satisfeita.

Confira algumas imagens: