AÇÕES DE AMBENTALIZAÇÃO SÃO REALIZADAS EM ESCOLAS

Introduzir nas escolas ações de Educação Ambiental de forma contínua e dinâmica é importante para tornar as aulas dos professores mais animadas e contextualizadas, seja qual for o conteúdo disciplinar abordado; além de agregar nos estudantes os sensos crítico, de responsabilidade e ética para com o meio ambiente e a sociedade em que vivem.

O programa Escola Verde (PEV) busca disseminar essas práticas, desenvolvendo nas escolas da região do Vale do São Francisco e por todo país, atividades focadas na educação ambiental de crianças e jovens, realizando em conjunto com gestores e professores dessas instituições, atividades de sensibilização ambiental a partir dos conteúdos das mais diferentes disciplinas escolares.

Neste sentido, nas últimas semanas, integrantes do PEV realizaram quatro ações de ambientalização em três escolas da região do Vale do São Francisco que mobilizaram cerca de 230 pessoas. As ações consistiram na apresentação das atividades desenvolvidas pelo projeto, abordando também a lei da Educação Ambiental (Lei Federal 9.795), a comissão do Meio Ambiente e Qualidade de vida (COM-VIDA), a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), dentre outros temas da legislação.

Participaram das atividades os integrantes do PEV Sheldon Marques, Regina Cláudia, Adzamara Rejane, Caroline Borges, Larissa Vieira e Sara Pereira.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 01/11/2019 a ambientalização foi realizada na Escola Municipal Maria Julia Tanuri, localizada em Juazeiro-BA. As atividades deram ênfase as ações desenvolvidas pelo PEV e a lei de Educação Ambiental. Participaram da atividade cerca de 30 pessoas, entre professores e alunos.

Já no dia 30/10 as atividades foram realizadas no Colégio Estadual Ananias Carlos do Nascimento, localizado em Curaçá-BA. Lá foram desenvolvidas pelas estagiárias do PEV, ações sobre a Política Nacional de Educação (PNEA) e Política Estadual de Educação da Bahia(PEEA/BA), com palestra e panfletagem sobre temas ambientais. A ação impactou cerca de 160 pessoas, ente alunos professores, gestores e funcionários da escola.

A gestora da escola, Fernanda Maciel de Souza, afirmou que ficou muito empolgada com as atividades de Educação Ambiental realizadas na Escola. “Sabemos que essa consciência ambiental deve partir de todos nós. Já afirmamos o nosso compromisso de construir a nossa COM-VIDA”, garantiu.

A Escola Municipal Joca de Souza Oliveira, localizada em Juazeiro-BA, também recebeu duas ações de ambientalização desenvolvidas pelo PEV nos dias 09 e 10/10. As atividades consistiram na apresentação das atividades que serão desenvolvidas na escola e dos fundamentos legais destas ações. Participaram das atividades cerca de 40 pessoas, entre alunos e professores.

Por Letícia Duarte
Categoria: Ambientalização