MUDANÇAS CLIMÁTICAS É PAUTA DE DEBATE EM ESCOLA

As mudanças climáticas são as transformações que vêm acontecendo no clima de todo o planeta nos últimos anos. Algumas de suas consequências são o aumento da temperatura, que causa o derretimento de geleiras, aumento do nível do mar e extinção de espécies de seres vivos.

É quase um consenso na comunidade científica que o aquecimento global é consequência, em grande medida, das atividades do homem no planeta, tais como a queima de combustíveis fósseis para atividades industriais e geração de energia, alteração do uso do solo na agropecuária, desmatamento e descarte incorreto de lixo, dentre outras ações que emitem grande quantidade de CO2 e outros gases que provocam o efeito estufa.

Realizar atividades de sensibilização quanto a esse tema nas escolas é importante para que os jovens sejam formados com pensamentos críticos e conscientes das ações humanas e possam contribuir para mudar a forma de produção e consumo na sociedade.

Com esta perspetiva, no dia 29/10/2019, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram na Escola Erem Professora Maria Wilza, Petrolina-PE, uma palestra sobre as causas e consequências das mudanças climáticas e as práticas que podem ser feitas para atenuar esses efeitos, em consonância com estes temas abordados em sala de aula nas disciplinas escolares.

A ação impactou cerca de 50 alunos do primeiro ano do Ensino Médio, contou com a participação do professor Alef e membros do PEV, Mavani Lima, Thatiane Silva e Thiago Lacerda.

Em depoimento, a aluna do 1º ano C, Lorrana Pereira, afirmou que achou “interessante. Me ajudou bastante em alguns aspectos e fiquei mais atenta sobre as coisas que estão acontecendo no mundo atualmente. Ficou bem mais claro o que devemos fazer pra amenizar os problemas”, declarou.

Por Letícia Duarte
Categoria: Mobilização Ambiental