MEIO AMBIENTE É TEMA DE AULAS DE MATEMÁTICA

O meio ambiente cerca e constitui o ser humano por todas as partes. É o conjunto de fatores biológicos, físicos, químicos e sociais. É ele que abriga e rege a vida dos seres em todas as suas formas. Por isso é um tema de relevância pedagógica e social e deve estar integrado ao ensino de todas as disciplinas das escolas, inclusive a Matemática.

Estudar, entender e respeitar o ambiente em que vivemos é importante para a formação crítica e participativa dos indivíduos.

Na busca por uma educação ambiental nas escolas que melhore a compreensão dos conteúdos disciplinares e ao mesmo tempo a relação entre os seres humanos e o meio ambiente, o Projeto Escola Verde (PEV) procurou sensibilizar estudantes para as questões socioambientais e ao mesmo tempo promover o entendimento e desempenho dos cálculos  matemáticos.

Nesse sentido, dos dias 01 à 04/10/2019 foram realizadas atividades de Matemática Ambiental com cerca de 40 alunos do 7º ano da Escola Municipal Professor Anezio Leão, em Petrolina-PE. Durante  as ações voltadas à compreensão de como a matemática está presente em vários aspectos do meio ambiente, o foco do trabalho foi simetria que relaciona matemática e meio ambiente.

A sensibilização sobre o meio ambiente incorporado à uma disciplina base das escolas, como a Matemática, torna o ensino mais eficiente, aumentando o interesse dos alunos, permitindo que o estudante conheça, atue e interprete as questões de Matemática relacionadas à  realidade socioambiental em que vive.

Participaram das atividades todas as turmas do 7º ano, cerca de 40 alunos, e foram conduzidas pelo integrante do PEV, Thiago Dias.

Por Letícia Duarte
Categoria: Matemática Ambiental