ESTUDANTES DA UNEB REALIZAM TRILHA ECOLÓGICA

Trilhas ecológicas são uma importante maneira de desenvolver a educação ambiental, combinar a observação com o contato direto com o meio ambiente da região, além de sensibilizar os envolvidos com a valorização e conservação dos recursos naturais da região.

Visando enriquecer e desenvolver conhecimentos necessários sobre o bioma Caatinga, o Programa Escola Verde (PEV) promoveu, na última quinta-feira (03/10/19) uma aula de campo  na Trilha Ecológica localizada no DTCH/DTCS da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro-BA, mobilizando 24 discentes do Programa de Pós-graduação em Ecológia Humana e Gestão Socioambiental-PPGECOH.

A visita foi organizada pela coordenadora do PEV  na UNEB, professora  Maria Herbenia, junto a disciplina de Gestão Ambiental, do PPGECOH, em uma área de preservação de vegetação da Caatinga da UNEB, oportunidade em que conheceram o Aqueduto (Marco da Irrigação do Submédio São Francisco) e a Trilha Ecológica José Theodomiro Araújo, onde foi contextualizada a relevância da mata ciliar para a proteção dos recursos hídricos, manutenção da biodiversidade, paisagem e estabilidade geológica.

Foram mostrados também diferentes técnicas de recomposição da mata ciliar e possíveis medidas para minimizar a ação humana na vegetação e nos recursos hídricos. O passeio teve também o objetivo antecipar a comemoração do dia do Rio São Francisco, comemorado em 04 de outubro.

Por Paloma Cristina
Categoria: Visita Técnica