POLUIÇÃO SONORA: UM PROBLEMA CRESCENTE

A poluição sonora vem sendo apontada como um problema crescente com vários prejuízos de saúde e sociais, tais como o estresse, a comunicação oral, perturbação do sono, dificulta a concentração e aprendizagem, pode criar estado de cansaço e tensão que afetam diretamente o sistema nervoso e cardiovascular, além de danificar o sistema auditivo. Embora costume não ter a atenção devida.

Diferente de outros tipos de poluição a sonora não deixa resíduo, só é percebido por apenas um dos sentidos: a audição. Por isso, muitas pessoas subestimam seus efeitos, mesmo ela trazendo graves danos a saúde humana e de animais.

Uma das principais medidas para combater a poluição sonora é através da Educação Ambiental. Foi nesta perspectiva que os integrantes do PEV, Thiago Lacerda e Roberto Fábio realizaram atividades com essa temática na Escola Municipal Jacob Ferreira, em Petrolina-PE, nos dias 10 e 17/09/19.

As ações consistiram na sensibilização dos alunos sobre o tema, seus problemas e forma de combate-los, as atividades foram planejadas e executadas em parceria com a professora Thamires e demais membros da escola, impactando aproximadamente 50 alunos do ensino fundamental.

” Foi bem divertido e informativo, uma forma de aprendizagem divertida”, declarou a aluna do 9° Ano, Emílie Vitória.

” Foi uma aula muito boa, que trouxe conhecimento aos alunos”, comentou a estudante, Maria Luísa.

Por Paloma Cristina
Categoria: Combate à Poluição