DESENVOLVIMENTO DE HORTAS EM ESCOLAS

A implantação de hortas nas escolas faz parte das atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pelo Programa Escola Verde (PEV), com o propósito de aproveitar espaços não utilizados pelas escolas e transforma-los em algo útil e sustentável, inclusive com o fornecimento de alimentos orgânicos. Além de estimular a utilização das hortas como ferramentas didáticas para o exercício de conhecimentos de sala de aula.

As hortas foram desenvolvidas com materiais que costumam ser descartados no meio ambiente causando poluição, como pneus velhos e garrafas Pet, mas que com estas ações poderão ter uma finalidade didática e ambiental.

Além de estimular as crianças a terem hábitos mais saudáveis, faz com que elas desenvolvam relações humanas e sociais, o que é muito positivo, em tempos de tecnologias e redes sociais. Essas atividades fazem com que os alunos fiquem mais ao ar livre e interajam em função de conhecimentos práticos sustentáveis.

Aa ações impactaram aproximadamente 130 pessoas, em três escolas do Vale do São Francisco cisco, dentre eles alunos, professores e gestores. Participaram das atividades os integrantes do PEV, Mavani Lima, Holglas Santos, Jovenilton Mendes, Maria de Fátima, Allan Lima, Lina Pires, Samuel Amorim, Cleidir Bispo, Matheus, Fábio e, as intercambistas cubanas, Musye Lucen, e Jocely yazán, e a intercambista alemã, Lara.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Em Petrolina, foi movimentado no dia 08/08/19 a Escola Municipal de Tempo Integral São Domingos Sávio onde iniciaram a montagem da primeira fase da horta vertical, com a participação de aproximadamente 30 alunos.

No Município de Juazeiro (BA), as atividades ocorreram em duas instituições, no dia 31/08/19, os integrantes do PEV realizaram a primeira parte da horta e do Jardim de plantas medicinais na Escola Antonilo da França Cardoso, no bairro Dom José Rodrigues. No dia 17/08/19 foi a vez da Fundação Lar Feliz, onde realizaram a segunda etapa da horta com a implantação de um sistema de irrigação por gotejamento feito de garrafas pet, contribuíram com as ações, cerca de 90 alunos do fundamental II.

Por Paloma Cristina

Categoria: Horta Agroecológica.