COLETA SELETIVA EM PETROLINA TERÁ PARTICIPAÇÃO DO PEV

Imbuídos da vontade de desenvolver um Projeto Piloto para implantação da Coleta Seletiva no município de Petrolina (PE), integrantes do Programa Escola Verde estiveram reunidos com aproximadamente 25 representantes de Associações de Catadores, ONGs e instituições públicas e privadas, no dia 06/08/2019, para definição dos preparativos para o lançamento oficial da histórica iniciativa.

A experiência-piloto está prevista para ter inicio no bairro Areia Branca, com a expectativa de alcançar cerca de 2.000 residências da área, ao longo de um ano. O lançamento do Programa de Coleta Seletiva Municipal está previsto para ocorrer no mês de Setembro, em data próxima ao aniversário da cidade, dia 21.

A ideia é sensibilizar a população, com a colaboração do PEV, através de diferentes meios da Educação Ambiental, para mudanças de hábitos em direção a prática cotidiana da Coleta Seletiva dos rejeitos sólidos, sobretudo o papel, plásticos, metais e vidros (não quebrados). As Cooperativas também recolherão óleo usado de cozinha.

A reunião foi comandada pela integrante do PEV, Profa Solange Gomes, e contou com a presença dos Coordenadores do Projeto Escola Verde, Armando Ferreira, Celso Franca e Paulo Ramos; bem como representantes das Associações de Catadores Ascomarpe, Renascer e Comarca; Secretarias municipais de Educação, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura, Gestão, dentre outras; ONGs e empresas privadas, como a SanVale e a Venâncio; além de instituições de ensino como Univasf, Facape e IF-Sertão.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos do município, Alisson Oliveira, “a Areia Branca será o primeiro local e a partir daí, com essa experiência, vamos ampliar para outros bairros. É importante destacar que este projeto está sendo construído com muitos parcerias, entidades que entendem de meio ambiente e apaixonadas pelo tema. Isso faz com que tenhamos mais credibilidade junto à população e confiança de que agora Petrolina vai ter coleta seletiva para valer”, defendeu o secretário.

Categoria: Coleta Seletiva