COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE EM JUAZEIRO-BA

Uma mobilização ambiental como nunca se tinha visto antes em Juazeiro-BA marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na Orla do município baiano nesta quarta-feira (05/06/2019).

Aproximadamente 500 alunos e professores de sete escolas participaram das ações organizadas pelo Programa Escola Verde, com o objetivo de sensibilizar toda população sobre a necessidade de ações efetivas de enfrentamento dos problemas socioambientais.

Dentre as atividades realizadas destaque para a limpeza simbólica das margens e do leito do Rio São Francisco, passeio de caiaques, exposição de produtos de reciclagem, plantio de mudas, declamação de poesias, soltura de alevinos e um abraço no rio.

Participaram das ações, estudantes e professores da UNIVASF, UNEB, CETEP e das escolas Misael Aguilar, Cecílio Matos, Nossa Senhora das Grotas, Cantinho do Saber, Joca de Souza Oliveira e José Araújo de Souza. Em parceria com o SAAE, Unimed, Codevasf, Joalina, Arca Sport, Corpo de Bombeiro e Prefeitura Municipal de Juazeiro.

DECLAMAÇÃO DE POESIAS

Durante as atividades os estudantes declamaram poesias com temas ambientais e fizeram apelos demonstrando o envolvimento com a temática e como são questões fundamentais para a vida e que decorre vários sentimentos, como preocupação, amor e repeito.

PLANTIO DE MUDAS

Foram plantadas mudas de espécies nativas da Caatinga na orla de Juazeiro durante as atividades. Foram cultivadas espécies como, Catingueira, Angico,Pau Ferro, Aroeira, Baraúna e Jurema.

PEIXAMENTO DO RIO

Uma das atividades que também marcou bastante o público presente foi a
soltura no Rio de 5 mil alevinos, da espécie Piau, doados pela Codevasf.

LIMPEZA SIMBÓLICA DA ORLA E DO LEITO DO RIO

Os estudantes e professores mobilizados realizaram uma limpeza simbólica das marges do Rio São Francisco na orla de Juazeiro-BA, que reuniu em torno de 200 quilos de rejeitos sólidos. No mesmo instante mergulhadores do Corpo de Bombeiro retiram dejetos do leito do rio.

ABRAÇO NO RIO SÃO FRANCISCO

Para finalizar as atividades neste dia especial de mobilização, os alunos e professores deram as mãos e fizeram um abraço simbólico no Rio, gritando palavras de ordem como “Viva o Rio” e “Viva o Meio ambiente”, chamando a atenção para a necessidade de cuidados e atenção com os temas socioambientais.

Categoria: Mobilização Ambiental