EQUIPE DO PEV APRESENTA PROJETO DE ENGENHARIA SUSTENTÁVEL

Imediatamente após ser apresentado a um grupo de 30 alunos do 1º ano da Escola Estadual Rui Barbosa, em Juazeiro (BA), o projeto Baajatinga provocou grandes curiosidades. Criada por alunos de engenharia, professores e técnicos com o objetivo de projetar, desenvolver e construir um protótipo de carro off-road, a iniciativa também é inovadora porque visa a produção do veículo baseada no conceito de sustentabilidade.

A ação, ocorrida no dia 17 de agosto, foi desenvolvida pela equipe do Programa Escola Verde, Iago Mota, André Moraes, Izabel Cristina, Paulo Marcelo, além de Leonardo Moreira, e se constituiu da apresentação de slides, exibição de vídeos, palestras e espaço para formulação de dúvidas e perguntas.

“Achei interessante a criatividade na construção desses carros e a forma como tudo isso está ligado também à preocupação ambiental”, disse o aluno Rener, que foi acompanhado pelo colega de sala Gleison. “Gostei da apresentação do projeto, por ser bastante explicativo e estimular em nossa formação educacional e profissional”.

Ligado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o projeto Baajatinga participa de competições de veículos mini Baja em todo Brasil. Além disso, contribui para a formação técnica e social dos integrantes ao desenvolver neles habilidades como organização, criação e aplicação dos conceitos de sustentabilidade na prática da Engenharia.

Por Jacó Viana

Confira as imagens: