Visitas Técnicas levam alunos à Chesf, Zoobotânico e Cema

Uma aula diferente que ensinou a importância da água, dos animais e da flora da Caatinga. Pelo menos 180 alunos de três escolas do Vale do São Francisco participaram de um ciclo de visitas técnicas à Hidroelétrica de Sobradinho (BA), ao Cemafauna e ao Parque Zoobotânico, em Petrolina (PE).

As atividades práticas oportunizaram aos estudantes um contato direto com os bichos que recebem cuidados ou que são tratados nas duas instituições de preservação, além de promover o conhecimento técnico sobre a casa de força, a subestação e as comportas da barragem da Chesf.

Para a realização das aulas in loco, os integrantes do Programa Escola Verde, Matheus Henrique, André Moraes, Izabel Cristina, Yanka Silva e Geissica Lima, tiveram o apoio dos técnicos das três instituições visitadas, dos professores e da direção dos colégios.

PARQUE ZOOBOTÂNICO

No dia 15.08, o PEV levou 42 alunos da Escola Municipal Heloisa Helena, de Juazeiro (BA), para visitaram os répteis, aves e mamíferos do Parque Zoobotânico. Muitas das crianças, que tinham entre 2 e 5 anos, viram jacarés e onça suçuarana de perto pela primeira vez.

Já no dia 9.08, foram os pequenos da Escola Municipal São Domingos Sávio, de Petrolina, que fizeram a visita ao Zoobotânico. Cerca de 50 estudantes, acompanhando dos professores, aprenderam sobre os perigos de extinção daqueles animais, tráfico ilegal e a importância deles para o equilíbrio do ecossistema.

USINA DA CHESF

No dia 07.08, a visita de 45 alunos da Escola Estadual Jornalista João Ferreira, também de Petrolina, aconteceu à Hidroelétrica de Sobradinho (BA). Os adolescentes conheceram o ambiente e os equipamentos da usina, além de compreenderem a real situação do Rio São Francisco ao verem de perto o baixo nível da barragem.

CEMAFAUNA

O passeio ao Centro de Manejo de Fauna da Caatinga ocorreu no dia 31.07. Na ocasião, 45 estudantes da Escola Municipal Luís Cursino, de Juazeiro, tiveram contato com uma cobra viva, visitaram o Museu da Fauna da Caatinga, além de desmistificaram vários tabus sobre as serpentes e outros bichos temidos e vítimas de preconceitos.

Confira as imagens: