Estudantes e professores realizam arborização da comunidade

Com 14% das espécies de árvores catalogadas no mundo, o Brasil é o país com a maior biodiversidade de flora do planeta, aponta o Botanical Gardens Conservation International (BGCI), uma organização sem fins lucrativos que baseou seus dados em 500 jardins botânicos ao redor do globo.  Segundo a ONG, há 60.065 espécimes na Terra, sendo 8.715 destes existentes apenas no território brasileiro.

Por outro lado, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) também apresenta um relatório no qual alerta que, apesar de melhorias visíveis nas últimas décadas, o país ainda é o que mais perde área florestal no mundo: 4.800 km2, acusa o organismo internacional.

Buscando contribuir para o engajamento do poder público e das comunidades em Juazeiro (BA), 69 alunos, três professores, uma coordenadora e a gestora da Escola Municipal Raimundo Medrado Primo, no bairro Quidezinho, plantaram na área externa do colégio várias mudas nativas da região. A Arborização ocorreu nesta quarta-feira (15.8), sendo coordenada pelos integrantes do PEV, Beatriz Granja, Vanessa Sena e Sheldon Marques.

Além do plantio, os estudantes ainda participaram de atividades teóricas, nas quais a equipe do Projeto Escola Verde explicou sobre a importância da biodiversidade brasileira, as consequências do desmatamento e a necessidade de cuidar mais e melhor dos diversos biomas nacionais, dentre eles a Caatinga.

Por Jacó Viana

Confira as imagens: