Escolas já colhem frutos de Horta agroecológica

O famoso ditado ‘a gente colhe o que planta parece se aplicar bem a cerca de 110 estudantes de três escolas públicas, em Petrolina (PE). Através do Projeto Escola Verde, eles estão empenhados em produzir parte merenda escolar, numa iniciativa que promove educação ambiental, qualidade de vida e também de ensino.

A produção das Hortas agroecológicas acontece após a etapa de sensibilização dos alunos, com palestras, debates, apresentação de slides educativos, exibição de vídeos e entrega de material informativo. Foi o que ocorreu nas duas unidades, em que o tema ‘Alimentação Saudável’ passou a fazer parte do currículo escolar. Tipos de alimentos, as proteínas, como produzir e cultivar hortaliças, verduras e legumes, foram algumas das lições desenvolvidas pelo PEV, e que os pequenos estão aprendendo rapidinho.

Na coordenação das atividades, estiveram os integrantes do Projeto, Maria Andrade, Gustavo Ramires, Junior Belarmino, Valéria Varandas, José Ferreira, Rayssa e Fellipe.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Nos turnos da manhã e tarde desta quinta-feira (19.07), o Programa Escola Verde promoveu a atividade de horta na Escola Municipal Rubem Amorim Araújo, em Petrolina (PE), com aproximadamente 80 estudantes, os quais assistiram à palestra, vídeo e discutiram sobre o assunto.

No mesmo dia, a professora Patrícia, do Colégio Estadual Dona Guiomar Barreto, no bairro João Paulo II, em Juazeiro (BA), fez questão de enviar fotos, apresentando à comunidade e a todos do PEV, os resultados da Horta agroecológica produzidos com a ajuda do Programa. Ao participar das atividades, ela e os estudantes da escola passaram a conhecer o processo produtivo, sendo ainda sensibilizados para a mudança de hábitos alimentares.

Maria Andrade, uma das responsáveis do PEV pelas atividades, lembra que o distanciamento geográfico era um desafio. “Tudo era tão distante, mas eles [Patrícia e os alunos] estavam tão interessados que fomos. E está aí o resultado”, diz a acadêmica.

Já no dia 13.07, na Escola Municipal Professora Maria Odete Sampaio, também em Petrolina, 25 educandos, além da professora Gleicinara, participaram de uma atividade teórica, avaliando ainda o melhor local para implantar a horta, que vai ajudar no fornecimento da merenda para a unidade.

Por Jacob Viana
Confira as imagens: