Diversidade dos animais da Caatinga surpreende estudantes

No interior do Nordeste e parte de Minas Gerais, um dos mais incríveis biomas do mundo sobrevive ao calor, à pouca água, à vegetação rasteira e a terrenos pedregosos. Entre os animais da Caatinga, uma diversidade apenas brasileira: tatu-bola, sussuarana, guigó, ararinha azul, dentre tantos outros.

Para familiarizar o bioma Caatinga e os animais existentes nele, o Programa Escola Verde desenvolveu atividades em duas escolas públicas de Juazeiro (BA). Pelo menos 40 estudantes aprenderam sobre a estratégia de adaptação da fauna ao semiárido, sua alimentação, invasão humana ao seu habitat, queimadas, caça ilegal e quais animais são peçonhentos.

A iniciativa foi coordenada pelas integrantes do PEV, Aline Daiana, Carla Caroline, Leoneide Cruz e Ana Quezia, consistindo em exibição de vídeos educativos, apresentação de slides, palestras, curtos debates e distribuição de material informativo.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Na última quarta-feira (13.6), a Atividade de Animais da Caatinga aconteceu na Escola Municipal Carlos da Costa Silva, no bairro Contry Club. Lá, 23 pessoas, entre professores a alunos do 5º ano discutiram a respeito dos bichos peçonhentos, mitos e verdades e sua importância para o ecossistema.

Já as ações na Escola Joca de Souza Oliveira, no bairro Maringá, impactaram cerca de 20 alunos do 4° ano. A atividade interativa ocorreu no dia 25.5 e abordou questões como desmatamento e o tráfico ilegal.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: