Compostagem é alternativa ao descarte de lixo orgânico

Com uma taxa populacional de 326 mil habitantes, Petrolina (PE) produz diariamente cerca de 250 toneladas de lixo, segundo estatística do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR). Destes resíduos sólidos, partes são orgânicos. E, como em várias cidades pelo país, a separação e destinação correta do lixo são problemas para o município.

Recentemente, o Programa Escola Verde esteve em duas escolas públicas da cidade orientando cerca de 50 crianças e professores sobre a alternativas para o combate desta problemática socioambiental. Através de atividades teóricas, integrantes do Projeto explicaram a importância da compostagem e como essa técnica pode ser um exemplo positivo de transformação do lixo em adubo para hortas, parques e jardins.

As ações foram coordenadas pelos alunos do PEV, Jadson Araújo, Rômulo Maior e Rafael Cardoso, e consistiram na exibição de vídeos educativos, palestras, minis debates e apresentação de slides contextualizados à faixa etária das crianças.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Nesta terça-feira (12.06), o PEV visitou o CMEI Dr. Nestor Cavalcanti, onde 30 estudantes dos Pré 1 e 2 foram sensibilizados. Os pequenos, como sempre, participaram ativamente das ações, fizeram perguntas e planejaram as ações práticas que deverão ocorrer em breve na escola.

Já no dia 24.04, aproximadamente 20 alunos da Escola Estadual Pacífico da Luz assistiram à palestra, se envolvendo com o tema e fazendo os preparativos para as atividades práticas de compostagem, em breve.