Horta promove reeducação alimentar de crianças em PE e PI

Com as atividades de Horta Agroecológica, o Programa Escola Verde tem mudado a rotina de duas escolas municipais em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e em São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí. Aproximadamente 80 crianças passaram a cultivar os alimentos que serão consumidos por elas na merenda. Além de sensibilizar os pequenos para a importância do Meio Ambiente o Projeto está buscando promover uma reeducação alimentar.

Para a construção das hortas, os alunos – com o auxílio dos professores – fizeram a limpeza do terreno, cavaram as covas, plantaram e irrigaram as mudas, uma a uma. Durante as ações, eles tiveram demonstrações de como produzir e cuidar das plantas e aprenderam como fazer inseticidas naturais.

Instituições como a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Raimundo Nonato colaboraram com o PEV, doando dois sacos de estercos e enviando um técnico ambiental para orientar na produção e manutenção dos espaços. Em Petrolina, os pneus doados ao Programa também ajudaram na realização das atividades, que foram lideradas pelos integrantes do PEV, Vanessa Belarmino e João Rafael Cardoso.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No último sábado (9.06), cerca de 20 estudantes da Escola Paulo Freire, em Petrolina, participaram da construção da Horta escolar. Além de plantarem mudas como coentro e alface, eles também aprenderam sobre plantas medicinais.

Enquanto no dia 7.06, aproximadamente 60 alunos reativaram o espaço que havia no Colégio Epitácio Pamplona, em São Raimundo Nonato. Lá, as crianças não tiveram receio de “colocar a mão no barro” para tornar a horta uma realidade.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: