Codevasf, Viveiro e Chesf recebem visitas técnicas

Cuidar do meio ambiente torna-se hábito quando a prática diária está presente. Visando contextualizar o conhecimento científico à vida real, facilitando o aprendizado de proximamente 160 estudantes de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), acadêmicos do Programa Escola Verde promoveram Visitas Técnicas à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), ao Viveiro do PEV e currais do CCA.

Nas incursões, lideradas por Elijalma Augusto, Denise Campos, Lailana Brito, Jarbas Santos, Aline Félix e Nayara Batista, os alunos conheceram a casa de força, a subestação e as comportas da barragem da Chesf, em Sobradinho (BA); tirarem dúvidas acerca de criatórios de pisciculturas na Codevasf; e tiveram contato com as mudas de plantas nativas e frutíferas produzidas e armazenadas no Viveiro doPEV.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No último dia 8.05, visitaram a Chesf 38 estudantes da Escola de Referência EM Osa Santana, em Petrolina. Eles participaram de uma palestra, na qual entenderam o funcionamento da barragem, conheceram toda a estrutura da usina e viram de perto da crise hídrica que enfrenta a represa de Sobradinho.

No dia 4.05, as incursões ocorrem ao Viveiro do PEV. Pelo menos 87 educandos da Escola Municipal Ariano Suassuna, no mesmo município, aprenderam sobre as plantas nativas da Caatinga, o processo de produção de mudas e sobre a compostagem.

A professora Leoneide Pessoa, que acompanhou o passeio, fez a seguinte declaração: “Ter a oportunidade de um passeio como esse, é simplesmente gratificante, para eles e para mim como educadora. Não é todo dia que os alunos vivenciam na prática aquilo que ouvem na sala de aula”, disse.

Já dia 3.05, o PEV coordenou a Visita Técnica ao Codevasf, onde os 35 alunos Curso Técnico em Meio Ambiente do Centro Territorial do Sertão do São Francisco (CETEP-SSF), em Juazeiro, tiveram acesso rotina produtiva da Cia, além de aprenderem mais sobre a piscicultura, criação de abelhas, produção de uvas e outros experimentos.

Por Jacó Viana
Veja as imagens: