Horta agroecológica estimula alimentação saudável

É costume ouvir de nutricionistas que as crianças devem consumir frutas e vegetais desde os primeiros alimentos depois da amamentação. Quando a família, em parceria com a escola, praticam a alimentação saudável, dificilmente os pequenos vão rejeitar as verduras, frutas e legumes. O Programa Escola Verde está ciente disso e desenvolveu atividades com cerca de 80 alunos de duas escolas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) para a produção de Hortas agroecológicas.

Dentre as espécimes plantadas no espaço estão o tomate cereja, acerola, rúcula, cebolinha, coentro, alface, berinjela, cenoura, beterraba, manjericão, pimenta, hortelã e alguns cactos. Antes da implantação das Hortas, foi explicada aos estudantes a finalidade da ação e a importância da alimentação balanceada. Os pequenos também ajudaram na limpeza do terreno, preparação dos canteiros, adubagem, semeadura e irrigação.

Promovida pelo PEV, em parceria com as unidades escolares, a iniciativa foi coordenada por Maria Andrade, Denise Campos, Igor Filgueira e Lailana Brito.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Nesta segunda-feira (14/05) o PEV colaborou para a criação da horta no Colégio Estadual Dona Guiomar Barreto, no bairro João Paulo II, em Juazeiro.  Aproximadamente 30 alunos participaram da ação, que contou ainda com a participação da professora Patrícia Silva.

“A escola é muito carente, já tivemos horta antes, mas infelizmente foi desativada, e gostaríamos de revivê-la, pois o colégio precisa de uma ajuda extra na alimentação dos estudantes. Quando o projeto chegou bastante entusiasmada e garanto que vamos continuar mantendo a horta”, desse a educadora.

As mobilizações ocorreram ainda, no dia 5.05, na Escola Ariano Suassuna, no bairro Cohab VI, em Petrolina. Ocasião em que 50 crianças colocaram a ‘mão na massa’ para criar uma horta ecológica utilizando garrafas PET. A coordenadora pedagógica da unidade, Clarisse Cavalcante, também comentou a ação. “A parceria com a Univasf, através do Programa Escola Verde, oportunizou que o nosso Projeto Caatinga fosse vivenciado pelos nossos alunos. Um aprendizado diferente – in loco -, interagindo com aquilo que mais orgulha o nordestino: seu bioma diversificado”, frisou satisfeita.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: