Estudantes veem pela primeira vez animais em extinção

Uma lista de animais ameaçados de extinção, seu habitat, características e sua importância para o equilíbrio do ecossistema foram apresentados a cerca de 430 estudantes que participaram de uma série de Visitas Técnicas promovida pelo Programa Escola Verde ao Centro de Manejo da Fauna da Caatinga (Cemafauna). A atividade envolveu duas escolas públicas de Petrolina (PE) e teve o apoio dos professores e direção.

Arara azul, macaco prego de papo amarelo, onça-pintada, tamanduá bandeira, tatu bola e jaguatirica foram algumas dos espécimes nativos da Caatinga reconhecidos pelos alunos durante a incursão. Lideradas por Lailana Brito e Matheus Bonfim, as ações englobaram palestras, debates e exibição de vídeos.

Na visita, os educandos tiveram ainda a oportunidade de interagiram com a ave de rapina e uma cobra salamanta. Os visitantes também passaram pelo Museu da Fauna da Caatinga, onde viram alguns bichos expostos e se expressaram através de redações e desenhos.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Nos dias 26, 27 e 30.04, as incursões técnicas mobiliaram um total de 400 estudantes da Escola Municipal Ariano Suassuna, na Cohab VI, sendo divididas entre manhã e tarde. No Cemafuana, eles viram alguns animais pela primeira vez e se admiraram quando tiveram contato com uma cobra.

No dia 26.04, foi a Escola Estadual Jornalista Joao Ferreira Gomes, do mesmo bairro, que participou das atividades. Pelo menos 30 alunos, além de dois professores, interagiram com as espécies apresentadas no auditório e no museu do Cemafauna e tiraram dúvidas.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: