Física do meio ambiente aguça curiosidade de alunos

Na escola, todos aprendemos que o ar, quando quente, sobe – é por isso que balões preenchidos por ar quente flutuam. Ao mesmo tempo, também sabemos que nas montanhas a temperatura é menor que no litoral. E aí está a questão: se o ar quente é mais leve, não deveria as montanhas serem mais quentes do que as praias?
Reflexões como essa pautaram um ciclo de Visitas Técnicas de pelos menos 90 estudantes de duas escolas municipais de Juazeiro (BA) ao Espaço Arte Ciência e Cultura (EACC), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Durante o passeio, foram realizadas exposição, palestras e oficinas.

Através de brincadeiras, perguntas e experimentos, integrantes do Programa Escola Verde proporcionaram aos educandos a prática de conceitos como combustão, temperatura, ótica, aerodinâmica; além de introduzirem questionamentos sobre Matemática, Física, Biologia e Química. As exposições e oficinas foram realizadas num formato didático que buscou promover o interesse espontâneo dos alunos pelas Ciências.

As atividades foram coordenadas por Deise Oliveira, Patrícia Marques, Carla Caroline e Matheus Bonfim, e tiveram o apoio dos professores e da gestão das escolas.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 5.04, uma turma de 34 estudantes do 5º ano da Escola Municipal José da Cruz realizou a Visita Técnica ao EACC. Na oportunidade, eles interagiram com os experimentos da brinquedoteca e realizaram experimentos sobre fenômenos naturais.

Também ocorreu visita de 25 alunos do 5º ano da Escola Luis Cursino Cardoso, situada no bairro Tancredo Neves, no município baiano. A visita foi no dia 4.04 e teve como tema ‘O ar quente sobe no meio do ar frio’.

Já no dia 3.04, a Escola Municipal José da Cruz voltou a trabalhar com o PEV, enviando mais uma turma com 27 estudantes. Na visita, os pequenos do Ensino Fundamental “puseram a mão na massa” na busca por entender ‘A existência do ar’.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: