Recursos Hídricos é tema de ações no Vale do São Francisco

De acordo com estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a captação de água para usos diversos no país é de aproximadamente 3,2 trilhões de m³, por mês. Apesar disso, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Brasil junto à América Latina está entre as regiões que mais desperdiça recursos hídricos. Dos 3,2 tri m3 de água captados no país, apenas 30,6 bilhões de m³ é para consumo humano.

Nesse sentido, cerca de 380 alunos de quatro escolas públicas de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) – cidades banhadas pelo Rio São Francisco – participaram de várias ações promovidas pelo Programa Escola Verde, nas quais eles refletiram sobre o uso, cuidados e preservação dos Recursos Hídricos.  Constituída de palestras, exibição de vídeos, apresentação de slides, debates e distribuição de material informativo, as atividades mobilizaram crianças do 3º ano e jovens do 9º ano do Ensino Fundamental.

A iniciativa foi realizada pelos membros do PEV, Matheus Bonfim, Bruna Pereira, Maria Andrade, Elijalma Augusto, Iago Mota e Italo Pires, e tiveram o apoio dos professores e gestores dos colégios, além da participação com palestras do coordenador técnico do SAAE, Wilson Alves.

ESCOLAS MOBILIZADAS

Com o auditório lotado de estudantes, uma das unidades a receber a atividade de Recursos Hídricos foi a Escola Estadual Eduardo Campos, em Petrolina. Aproximadamente 120 alunos interagiram com as atividades propostas pelo grupo do PEV, que ocorreu no dia 12 de abril. As ações fizeram parte da culminância da Semana de Ciências, que discutiu “A água: Direito fundamental”.

No dia 5.04, cerca de 30 alunos do 6º ano do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Juazeiro, também foram envolvidos na iniciativa. Discutindo o Meio Ambiente com foco para os recursos hídricos, os estudantes problematizaram a realidade do Rio São Francisco e refletiram sobre o futuro desse afluxo.

Na Escola Municipal Ariano Suassuna, em Petrolina, as ações ocorreram no dia 23.03. Pelo menos 200 pessoas, entre educadores e discentes, debateram o assunto. “Foi muito bom saber sobre a água e eu gostei muito de ajudar”, revelou a aluna Emilly Gabriela da Silva, de 10 anos, uma das mais entusiasmadas com as atividades e que se tornou assistente por um dia do Projeto.

Ainda no dia 23.03, em Juazeiro, a Escola Municipal Luís Cursino completou a série de atividades hídricas. Lá, 25 crianças do 3º ano do Ensino Fundamental foram impactadas com a temática de maneira didático-educativa.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: