Jovens de MG, RJ e SP se mobilizam com o Projeto Escola Verde

O grupo de estudantes, familiares, professores e moradores de diferentes comunidades, mobilizado pelo Projeto Escola Verde (PEV) é cada vez maior. A busca por desenvolver atitudes de respeito ao ambiente e à sustentabilidade e tornar o espaço educativo saudável e mais prazeroso já chegou em cidades como Vargem Grande (MG), Campos dos Goytacazes (RJ) e Itapevi (SP).

Em Vargem Grande, o Projeto é destaque no Colégio Estadual do Povoado de Vargem Grande, onde os estudantes estão usando técnicas e desenvolvendo ações de Arte Ambiental, Arborização, Reciclagem e Horta para mudarem os espaços escolares.

Como na cidade mineira, os jovens de Campos dos Goytacazes se envolvem a cada dia com o Projeto. Com as mãos na terra, eles estão preparando suas próprias hortas orgânicas, aprendendo sobre a importância do descarte correto do lixo, plantando e fazendo coleta seletiva. Lá o Projeto Escola Verde foi adotado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, que escolheram a Escola Municipal Maestro Vila Lobos para servir de base do projeto piloto. A expectativa agora é expandir o Projeto para toda a rede.

O hábito de conservação do meio e a busca pela diminuição dos impactos ambientais passaram também a ser praticados no Centro Municipal de Ensino Básico Padre Giovanni Cornaro, em Itapevi. Mesmo pequenas, as crianças do CEMEB assistem a vídeos informativos e são orientadas sobre os cuidados com as plantas e animais. Práticas como arborização, adubagem e hortas estão sendo desenvolvidas pelos alunos.

De acordo com a Prefeitura de Itapevi, lá o PEV sensibiliza os estudantes da rede pelo menos todas as quartas-feiras. Profissionais do Meio Ambiente enviados às escolas trabalham temas como coleta seletiva, uso consciente da água, economia dos recursos naturais e práticas de saúde ambiental.   Com isso, o município visa “criar multiplicadores de informação, para que eles [os alunos] possam aprender a diminuir os impactos prejudiciais do presente que influenciarão na natureza no futuro”, ressaltou o secretário do Meio Ambiente de Itapevi, Evangelista Azevedo.

O Programa Escola Verde já é realidade em todo o Brasil. Você é um ator importante para o sucesso deste projeto. Continue participando, divulgando e interagindo com o PEV.

Para desenvolver o PEV em sua escola e município, cadastre-se no Movimento Escola Verde aqui

Por Jacó Viana
Confira as imagens: