Juazeiro e Petrolina têm ação ambiental de distribuição de sementes

Todo mundo sabe a importância das plantas para o meio ambiente. Além de embelezar a cidade, elas dão sombra, purificam o ar e têm propriedades curativas. Por isso, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) e do Núcleo Temático (NT) distribuíram em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), de 6 a 9/03, conhecimento e 240 saquinhos de sementes Mucuna, que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e a melhorar funções cognitivas.
A atividade de distribuição de sementes e sensibilização nas orlas e praças das duas cidades impactou aproximadamente 300 pessoas, e contou com os estudantes do PEV/NT, Edvaldo Miranda, Guilherme Gomes, Iago Mota, João Gabriel, Pedro Rodrigues, Raniele Miranda, Licia Regina, Giovanni Oliveira, Dvison Dias, Laura Nunes, João Gabriel, Leonardo Bamberg, Aline Daiana, Madalena Machado, Marco Aurélio Dias, Sidney Nunes, Andrezza Rocha, Leornado Feitosa, Ítalo Carolino Santana e Vinícios Miranda.
Durante os dias 6 e 8/03, os estudantes estiveram na orla, praças e centro comercial de Juazeiro, distribuindo e explicando à população os benefícios para a saúde humana e ambiental da Mucuna Pruriens. Lá, eles entregam 120 saquinhos e esclarecem algumas dúvidas dos transeuntes.
Em Petrolina, a ação ocorreu na orla da cidade, nos dias 7 e 9/03, oportunidade em que os alunos também apresentaram o Programa Escola Verde, com suas atividades e focos principais, explicitando o engajamento dos estudantes da Univasf na temática ambiental. Como no município vizinho, 120 saquinhos foram entregues a população.

PROPRIEDADES DA MUCUNA
Enquanto distribuíam os saquinhos, os integrantes do PEV/NT falaram sobre as propriedades da Mucuna, que são a melhoraria nas funções cognitivas e de memória e normalização das habilidades motoras. Além de agir como relaxante dos movimentos musculares, aumentar a libido e poder ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Para o meio ambiente, a planta é considerada um fixador de nitrogênio e é comumente usada como cobertura fertilizante do solo em terras degradadas pela agricultura.

Por Jacó Viana
Confira algumas imagens: