Incentivo na geração de energias renováveis

A energia que chega às casas da Bahia e Pernambuco é fornecida pela Eletrobrás, uma das concessionárias do Sistema Chesf. A geração é hídrica, nas hidroelétricas do Rio São Francisco, e também por meio das interligações das redes do Nordeste com as do Sul, Norte e Sudeste do país. Mas a escassez de água nos reservatórios e o consequente racionamento têm forçado os governos, acadêmicos e a população refletirem sobre os tipos de energias que abastecem o Brasil.

Para discutir essas questões a apresentar outras formas de energias renováveis e alternativas, os integrantes do Programa Escola Verde (PEV), Breno Costa e Helder Jefferson, estiveram na Escola Estadual Padre Luiz Cassiano, do bairro Loteamento Recife, em Petrolina (PE), no dia 2/03, mobilizando 37 alunos do 3º ano do Ensino Médio.

Apoiada pelos professores e coordenação do colégio, a dupla exibiu vídeos, apresentou slides, incentivou o debate e distribuiu panfletos informativos. Na palestra, os membros do PEV levaram os estudantes a refletirem sobre a importância do uso cada vez mais frequente de fontes sustentáveis como energia solar, eólica, biomassa, biometanol, maremotriz e geotérmica.

Um dos estudantes que participou da atividade, Jonathan Ariel Teles, considerou a iniciativa importante, uma vez que promove o conhecimento. “A palestra foi muito produtiva, principalmente sobre as curiosidades das energias renováveis”, conclui.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: