Recursos Hídricos é tema de sensibilização do PEV

Cerca de 40 alunos de Ensino Fundamental do Colégio Estadual Hildete Lomanto, no centro de Juazeiro (BA), receberam a equipe de Educação Ambiental, do Programa Escola Verde (PEV), na última terça-feira (6/03), quando foram sensibilizados sobre a importância do uso responsável da água e a necessidade de preservação das fontes hídricas, como o Rio São Francisco.

Além de explicar as questões relacionadas ao tema e incentivar a participação ativa de todos, os integrantes do PEV, Flávia Medrado, Luis Pio e Kauê Moura, fizeram a abordagem de forma lúdica, por meio de jogos, e, posteriormente, solicitando dos estudantes a produção de cartazes, para que seus trabalhados, produzidos durante toda a manhã, fossem expostos nos murais da escola.

A proposta da equipe de Educação Ambiental do PEV ao desenvolver o tema de forma lúdica e divertida objetivou facilitar para os jovens participantes a compreensão dos problemas abordados durante a ação, de modo mais eficiente. Também ocorreu a destruição de material educativo abordando o consumo doméstico da água e as formas de economizá-la.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Há uma tendência nos próximos anos de um aumento no consumo da água, devido à demanda e o crescimento populacional acentuado e desordenado, principalmente nos grandes centros urbanos. Por isso, programas de uso racional de água são realizados por todo o mundo, através de leis, orientações e sensibilização da sociedade civil organizada.

No dia 22 de março – Dia Mundial da Água – o Programa Escola Verde estará mobilizando alunos, professores e moradores de Juazeiro e Petrolina (PE), através de atividades simbólicas como a limpeza das margens do Rio São Francisco, visando uma reflexão mais profícua da população sobre o uso responsável dos recursos hídricos, um dos maiores bens naturais do planeta terra.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: