Visita à meliponário possibilita contato com abelhas da Caatinga

Conhecer o habitat das abelhas e entender mais sobre as diferentes espécies que existem na Caatinga, suas características e importância no processo de polinização. Com estes objetivos, estudantes do Núcleo Temático (NT) e do Programa Escola Verde (PEV) visitaram, na manhã de sábado (24/02), o meliponário do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Juazeiro, BA.

O apiário se encontra sob os cuidados do professor Gilvan Santos, que, durante a incursão, falou ainda sobre a produção de cera e mel, das atividades com abelhas na região do Vale do São Francisco e Chapada do Araripe, além de ter apresentado a horta do colégio, que cultiva plantas frutíferas e algumas árvores da Caatinga.

Durante a visita, houve um momento de contato com as abelhas Melipona mandacaia, conhecida popularmente como Mandaçaia. Lá, os alunos conheceram a estrutura interna da caixa dos apídeos, os potes de cera e o disco de cria (onde ficam as larvas). Os membros do PEV/NT também ouviram alguns relatos pessoas do professor Gilvan em relação as suas atividades com os insetos e o meliponário.

Participaram da atividade, os estudantes do Núcleo Temático, Giovanni Oliveira, Ítalo Pires, Paula Feitosa, Iago Motta, Leonardo Feitosa, Madalena Machado, Sidney Nunes, Marco Aurélio; e os do PEV, João Rafael, Aline Daiana, André Morais e Licia Lopes.

E, para encerrar a visita, foi produzido um vídeo o qual os alunos gravaram depoimentos sobre suas experiências no meliponário do Colégio Rui Barbosa, comentando como a iniciativa serviu de aprendizagem e sensibilização quanto às ações futuras de cada participante.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: