Mutirão faz plantio de mudas na orla de Petrolina

Na tarde desta segunda-feira (4), a apenas 27 dias da Virada de Ano, crianças, adolescentes, professores e familiares mobilizados pelo Programa Escola Verde, em Petrolina (PE), realizaram um mutirão para o plantio de novas mudas nativas. O local escolhido para a iniciativa foi a orla da cidade, próximo ao Iate Clube, onde 50 mudas de ipês de várias cores foram plantadas.

As cerca de 200 pessoas, entre alunos de escolas públicas, pais, professores e integrantes do PEV fizeram o plantido. Em coletivo, o grupo as plantou e as aguou no seu novo local.  A cada árvore plantada, os participantes, transeuntes e moradores da vizinhança davam uma salva de palmas.

O objetivo da ação foi sensibilizar estudantes, pais, moradores e autoridades sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Além disso, o plantio das mudas visa contribuir com a recuperação de áreas degradadas com o processo de urbanização, tornar a cidade mais bonita, agradável e sustentável.

A espécie de planta escolhida, principalmente o ipê roxo, tem crescimento rápido. De acordo com o coordenador de pesquisa e extensão do PEV, Celso Franca, se bem cuidadas, as árvores estarão dando sombra em um período de quatro anos. Para as pessoas que participaram da arborização, agora é cuidar das plantas, esperá-las crescer e, em um futuro próximo, a orla ganha uma ajuda no combate à poluição e ao color de 32 graus, que é média da cidade.

Instituições envolvidas

Outras 100 mudas devem ser plantas no município já no início de 2018. As ações ocorreram em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA), Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Educação, Empresa Joalina e o Núcleo Ecológico de Monitoramento Ambiental (NEMA). Esta foi uma primeira etapa de uma série de outras atividades de arborização da orla que o PEV pretende realizar junto a prefeitura e a AMMA.

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, também participou do plantio na orla. Junto a secretários, colaboradores e servidores públicos, parabenizou a ação e disse colocar a prefeitura disponível para essa e outras iniciativas em pró do meio ambiente. Além das parcerias com as prefeituras de Petrolina e Juazeiro (BA), o PEV/Univasf ainda conta com o apoio da UPE, Uneb, Codevasf, Facape, IF-Sertão-PE, IRPAA e Embrapa, dentre outras instituições e empresas.

Para a arborização de final de ano, o programa recebeu a ajuda das escolas Marechal Antônio Alves Filho (EMAAF), Marechal Mascarenhas de Moraes e Estadual Eduardo Coelho.