A problemática do uso dos agrotóxicos

A agricultura brasileira é uma das mais produtivas e competitivas do mundo e, justamente, por ser uma gigante consome bilhões de metros cúbicos de água, adubo e agrotóxicos, que têm como objetivo combater doenças e pragas nas lavouras.  Mas o consumo excessivo desses produtos e a alta toxidade podem provocar uma série de problemas, como contaminação de água, do solo, do trabalhador e até mesmo no produto final.

Pensando sensibilizar e informar cerca de 130 estudantes e professores de duas unidades públicas de Ensino em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) sobre os perigos dos agrotóxicos e suas consequências para a saúde humana e para a fauna e flora da região, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram um série de atividades que incluiu palestras, dinâmicas, exibição de vídeos e debates sobre o assunto.

As ações, desenvolvidas pelos estagiários do PEV, Elísio Leles Costa, Lucas Florêncio e Jarbas Silva Santos, tiveram o apoio dos professores e coordenação das unidades de Ensino, e contaram também com o mascote Pevenildo que demonstrou in loco o Equipamento de Proteção Individual (EPI) utilizado para o manejo destes produtos.
ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 06/10, a equipe do PEV esteve no Centro Territorial do Sertão do São Francisco (CETEP-SSF), no bairro São Geraldo, em Juazeiro, onde realizaram as atividades com cerca de 30 alunos do Curso Técnico em Agroecologia. Na ocasião, os alunos interagiram com o grupo, citarem exemplos de alguns casos envolvendo seus familiares e tiraram dúvidas.

O momento foi bastante elogiado pela professora do CETEP, Talita Cruz, que destacou a importância das informações levadas pelo PEV. “Trouxe um conhecimento impressionante sobre os produtos consumidos”, disse.
No dia 29/09, foi a vez de aproximadamente 100 alunos do 6º ano da Escola Estadual Padre Luiz Cassiano, no bairro Loteamento Recife, em Petrolina, participarem das atividades.