Estudantes contextualizam ciências e cotidiano com Visitas Técnicas

A matemática, biologia, física e química fazem parte do dia a dia das pessoas mais do que elas imaginam. Visando contextualizar as ciências à vida real de cerca de  60 estudantes de duas escolas públicas de Juazeiro (BA), membros do Programa Escola Verde (PEV) promoveram Visitas Técnicas ao Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

As atividades, organizadas pelos integrantes do PEV, ítalo Áquila, Carliane Silva do Núcleo Temático de Educação Ambiental,  consistiram em palestras, debates, exibição de vídeos e experimentos científicos no EACC. Durante a incursão também foram abordados temas como biodiversidade, ecossistema, extração irregular e contrabando da fauna e flora brasileira.

Os estudantes tiveram acesso ao Espaço Plural do campus de Juazeiro, a biblioteca e o auditório da universidade, em Petrolina (PE).  No encontro, foi dado ênfase para as problemáticas ambientais vivenciadas na região do Vale do São Francisco.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Na última segunda-feira (9/10), aproximadamente 30 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Argemiro Jose da Cruz, do bairro Argemiro, no município baiano, fizeram a visita técnica à Univasf. A ação foi elogiada pela professora Tamires. “É excelente, pois coloca em prática o que é ensinado em sala de aula e mostra o cotidiano de uma forma diferente”, destaca ela. Os estudantes têm entre 8 e 10 anos de idade.

No dia 5/10, foi a vez do Colégio Estadual Rotary Clube, da comunidade Alto do Cruzeiro, participar das atividades no EACC. Cerca de 30 alunos e professores também interagiram com os integrantes do PEV, que explicaram sobre as propostas e os métodos de trabalho do Programa.

Confira algumas imagens: