Educadores são mobilizados em atividades de Ambientalização do PEV

Integrantes do Programa Escola Verde mobilizaram cerca de 20 gestores e professores de três escolas públicas de Juazeiro (BA) com o objetivo de sensibilizá-los sobre a necessidade das unidades de ensino promoverem ações de transformação em suas estruturas pedagógica, curricular e arquitetônica, a fim de se adequarem às práticas e à legislação socioambientais.

Palestra, exibição de vídeos, debate e distribuição de material informativo fizeram parte das atividades desenvolvidas pelos membros do PEV, que ainda abordaram assuntos como a Lei da Educação Ambiental (9.795), Agenda Ambiental para a Administração Pública (A3P), formação de uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), além do tema transversal Meio Ambiente dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

As ações nas escolas foram organizadas pelos discentes da Univasf, Neemias Silva, André Morais, Glaucio de Lima e Ana Kezia.

Escolas envolvidas

Na última sexta-feira (6/10), a equipe do PEV esteve na Escola Municipal Professor Carlos da Costa Silva, localizada no bairro Contry Club, oportunidade em que os docentes puderam entender mais sobre o Projeto e tirar dúvidas sobre os aspectos abordados durante as atividades. Quatro professores participaram da iniciativa.

Ainda no mesmo dia, os integrantes do Programa Escola Verde se deslocaram para a Escola Municipal Manoel Nunes Amorim, no bairro Salitre. Lá, os graduandos foram recebidos por sete educadores, que se mostraram interessados em efetivar as sugestões propostas pelo PEV.

Já no dia 27/9, foi o Colégio Estadual Rotary Club, do bairro Alto do Cruzeiro, que recepcionou a equipe do Projeto. Na ocasião, uma das quatro docentes que participaram das atividades gravou um vídeo falando sobre a parceira PEV/escola, o desempenho dos membros e a importância de programas como esse para estudantes, sociedade e academia.

“Tem sido de grande apoio pra gente nas disciplinas, como: Português, Matemática, Ciência, Meio Ambiente, Geografia e História”. E continua. “[Através dessa parceria] já fizemos algumas visitas, como a do Cemafauna Caatinga [em Petrolina, PE]. Temos outras agendadas. Estamos idealizando um projeto de energia renovável, e todo esse suporte tem sido uma ajuda muito grande”, destacou a professora Perpétua.