Paródias Musicais sensibilizam sobre problemas socioambientais

Com muita alegria, engajamento e descontração cerca de 50 alunos e professores da Escola Otacílio Nunes de Souza, localizada em Petrolina-PE, foram mobilizados para desenvolvimento de Paródias Musicais com temas socioambientais.

Além do desenvolvimento e apresentação das paródias pelos próprios alunos do 1º Ano, do Ensino Médio, também ocorreu exibição de vídeos, palestras, debates e oficinas para elaboração das letras.

As ações ocorreram entre 25/09 e 02/10, dia das apresentações das equipes, as quais abordaram temas como o Rio São Francisco, a devastação florestal, o problema do lixo, a saúde ambiental, dentre outros problemas.

Participaram das atividades os integrantes do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar, do Programa Escola Verde, Ailton Júnior, Deborah Menezes, Georgia Carvalho, Gutemberg Dias e Luiz Eduardo Santana.

Na opinião da professora Krarley Maravid, “sabemos das dificuldades encontradas no ensino escolar nacional, e o uso de estratégias e metodologias diversificadas, como foi o caso da paródia musical, facilita o processo de aprendizagem. A atividade também modifica o padrão existente e atrai o aluno, provocando o seu comprometimento”, argumentou.

Para ela, “a ação, de maneira prazerosa, instigou o nosso senso crítico sobre a influência humana no meio ambiente, nos fazendo refletir quanto à realidade atual e as perspectivas futuras a respeito da temática”, explicou satisfeita.