Impactos dos agrotóxicos na saúde humana e ambiental

Os agrotóxicos usados em larga escala na produção agrícola no Brasil, merece destaque na região do Vale do São Francisco, considerada o maior polo da fruticultura irrigada do país. O uso indiscriminado destes produtos tem contaminado o meio ambiente, alimentos e causado intoxicações nos trabalhadores.
 
Com o objetivo central de contribuir com a reflexão sobre os cuidados e perigos dos agrotóxicos, o Programa Escola Verde realizou atividades em quatro escolas públicas do Vale do São Francisco, as quais mobilizaram em torno de 260 alunos, professores e gestores.
 
As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates e apresentação in loco de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), através do mascote Pevenildo.
 
Participaram das atividades os integrantes do PEV, Elísio Costa, Fernanda Torres, Isa Mariana e Marcio Roberto, em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.
 
ESCOLAS ENVOLVIDAS
 
Aproximadamente 30 alunos e professores do 8º ano da Escola Artur Oliveira, em Juazeiro, no norte da Bahia, participaram nesta sexta-feira (29) de atividades sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde humana e ambiental. 
 
No dia 29/09 o PEV esteve desenvolvendo ações na Escola Pedre Luis Cassiano, em Petrolina, oportunidade em que cerca de 100 alunos e professores foram sensibilizados.
 
Dia 20/09, as atividades ocorreram no Colégio Estadual Hildete Lomanto, em Juazeiro, onde participaram cerca de 30 alunos e professores do 2º e 3º ano do Ensino Médio. 
 
De acordo com a aluna do 2º ano, Alicia Silva, o tema em questão é importante e merece ser discutido amplamente pela sociedade, “pois é um assunto muito recorrente em nossa região” e várias pessoas “não sabem do que se trata”, ressaltou ela.
 
No dia anterior (19), cerca de 100 estudantes e professores da Escola João Barracão, em Petrolina, no interior de Pernambuco, assistiram à apresentação de Elísio sobre os impactos dos agrotóxicos. 
 
Confira algumas imagens: