Importância ecológica e social das abelhas

Alunos e professores de duas escolas públicas do Vale do São Francisco foram sensibilizados pelo Programa Escola Verde sobre a importância ecológica e social das abelhas e a necessidade de sua preservação e combate ao extermínio destes insetos.

As ações mobilizaram em torno de 90 pessoas e consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, distribuição de material informativo, degustação de mel e observação in loco de cera, própolis, casulo e do Equipamento de Proteção Individual (EPI), usado pelos apicultores no manuseio das abelhas.
Durante as ações foram abordadas questões como o papel de destaque das abelhas para o equilíbrio ambiental devido sua função de polinizadores das plantas; bem como sua utilização nas indústrias alimentícia, farmacêutica e de cosméticos.

Participaram das ações as integrantes do PEV e do Núcleo Temático de Educação Ambiental, Lícia Lopes, Ivana Lima e Lailana Brito; em parceria com o Projeto Abelha Viva e com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 26/09 a equipe do PEV esteve mobilizando cerca de 60 alunos e professores do 1º Ano, do Ensino Médio, da Escola João Ferreira Gomes, localizada em Petrolina-PE, para os cuidados e preservação das abelhas.

Também ocorreram ações sobre a importância das abelhas na Escola Artur Oliveira, localizada em Juazeiro-BA, no dia 14/09, ocasião em que cerca de 30 alunos e professores participação das atividades.

Confira algumas imagens: