Combate ao mosquito da Dengue e outras ações de educação ambiental

Sete escolas públicas da região do Vale do São Francisco receberam a equipe do Programa Escola Verde para o desenvolvimento de atividade de Saúde Ambiental.
 
As atividades sensibilizaram cerca de 450 alunos, professores e gestores, e consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes, distribuição de material informativo sobre os temas abordados e busca ativa de focos do mosquito Aedes aegypti na área em volta da escola.
 
Dentre as temáticas abordadas destaque para Higiene do Meio Ambiente e do Corpo,  Infecções Sexualmente Transmitidas (IST), Gravidez na Adolescência, Cuidados com as Drogas e com os Anabolizantes, Cuidados com os Agrotóxicos, Doenças Infectoparasitárias e Combate ao Mosquito Aedes aegypti.
 
As ações foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV, Ítalo Áquila, Aylla Raquel,  Isa Mariana, Adrielle Cristina, Ângela Soares, Carliane Silva, Renivaldo Dias, Fernanda Torres e Elisio Costa.
 
HIGIENE DO MEIO E DOENÇAS INFECTOPARASITÁRIAS
 
A equipe de Saúde Ambiental do PEV realizou atividades de sensibilização sobre Higiene Ambiental, no dia 12/09/2017, com cerca de 40 alunos e professores do 7º e 8º Ano da Escola Hildete Lomanto, localizada em Juazeiro-BA.
 
Também ocorreram ações de Saúde Ambiental no dia 01/09 envolvendo 40 alunos e professores de duas turmas, 6º e 7º ano, oportunidade em que foi realizada uma busca ativa nos arredores da Escola Artur Oliveira  para identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.
 
CUIDADOS COM AS DROGAS E ANABOLIZANTES
 
No dia 13/09, o PEV realizou atividade sobre os perigos do uso de anabolizantes com cerca de 40 alunos da Escola Joaquim André, localizada em Petrolina-PE, oportunidade em que houve uma grande participação dos estudantes com perguntas e interações.
 
De acordo com o aluno Henrique Breno (12), a atividade “foi uma das melhores que já vi. Foi bem explicada e bem elaborada”, comentou satisfeito.
 
No dia 01/09 foi a vez da  Escola Pedro Raimundo Rego, em Juazeiro,o receber a equipe do PEV para debater sobre o uso de Drogas e os perigos para a saúde, a importância da assistência em saúde e da política de redução de danos. Aproximadamente 80 alunos do 7º ao 9º Anos participaram das ações.
 
HIGIENE CORPORAL
 
O PEV desenvolveu atividades de sensibilização sobre técnicas e repasse de informações sobre a importância da higiene corporal para a saúde individual e coletiva, na Escola Raimundo Clementino de Souza, localizada na área rural de Juazeiro-BA.
 
As ações ocorreram no dia 29/08 e mobilizaram cerca de 80 alunos e professores do 1º ao 5º Ano do turno da manhã.
 
SEXUALIDADE
 
Dia 28/08, o PEV desenvolveu ações sobre Saúde Sexual na Escola  Argemiro José da Cruz, localizada em Juazeiro, oportunidade em que cerca de 70 alunos do 7º Ano e do 9º Ano foram sensibilizados para a prevenção e os cuidados com as Infecções Sexualmente Transmitidas (IST) e Gravidez na Adolescência.
 
Conforme declarou a aluna Tatiane Gomes, “achei legal e interessante. Muito bom porque muitos jovens contraem doenças porque fazem sexo sem se prevenir”, argumentou.
 
CUIDADOS COM OS AGROTÓXICOS
 
Os impactos dos agrotóxicos na saúde humana e ambiental foram temas abordados pelo PEV na Escola João Barracão, no dia 05/09, ocasião em que cerca de 30 alunos do 7º e 8º Anos participaram ativamente da ação.
 
Para a professora Nívea Maria, “foi uma atividade muito proveitosa, falou de coisas que não sabíamos. Foi muito legal. Obrigada pela presença”, comentou.
 
O Programa Escola Verde também desenvolveu ações de sensibilização sobre os perigos dos Agrotóxicos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no bairro José e Maria, no município de Petrolina, n dia 28/08. Na ocasião cerca de 70 pessoas, entre idosos, jovens e outros funcionários e usuários do CRAS, participaram das atividades.
 
Conforme a Coordenadora Social, Nadja Valéria Medrado de Almeida, a atividade “foi de grande importância a ação sobre impacto dos agrotóxicos para nossos usuários, pois, tivemos o conhecimento sobre o uso abusivo e a quantidade de veneno utilizados nos alimentos e a forma correta como devemos fazer a devida higienização”, observou.
 
Confira algumas imagens: