Professores e gestores são mobilizados para ambientalização de escolas

O grande desafio das escolas é realizar mudanças institucionais em suas estruturas pedagógicas, curriculares, físico-estruturais, disciplinares e administrativas, visando a incorporação das preocupações e cuidados socioambientais. Visando sensibilizar professores e gestores sobre a importância de iniciar estas mudanças, o Projeto Escola Verde realizou atividades de Ambientalização junto a seis escolas públicas da região do Vale do São Francisco.

As atividades reuniram aproximadamente 80 gestores e professores de diferentes áreas e disciplinas, os quais tiveram a oportunidade de conhecer as necessidades e vantagens de incorporarem as problemáticas socioambientais no cotidiano da escola.

Dentre as ações realizadas destaque para exibição de vídeos e slides, palestras, debates, afixação de cartazes em locais estratégicos da escola e distribuição de material informativo sobre a Ambientalização. As atividades foram coordenadas pelos integrantes do PEV, Marília Cavalcanti, Waneska Pires, Wendell dos Santos e Elias Damasceno. Participaram também Ângela Otoni, Maria Raquel, Gabriela Rocha, Yandra Mylene e Sheila Barbosa.

Foram abordados temas como a Lei da Educação Ambiental (9.795), a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), o Programa Dinheiro Direto na Escola Susntentável (PDDE-S) e os Parâmetros Curriculares Nacionais sobre Meio Ambiente (PCN: Tema transversal Meio ambiente).

A atividade de Ambientalização é considerada pelo PEV como uma das mais importantes, pelo seu caráter estratégico na continuidade e manutenção das demais atividades de forma sustentável pelas escolas. Ou seja, para que a escola incorpore a questão ambiental em suas estruturas e dê continuidade as ações e cuidados ambientais, como a arborização e as hortas.

Escolas mobilizadas

Nesta quinta-feira (01/10/2015) a equipe de Ambientalização do PEV esteve reunida com professores da Escola Antonilio de França Cardoso, localizada em Juazeiro-BA.

De acordo com o gestor escolar, Prof. Adelson dos Santos, as atividades do PEV são muito importantes “inclusive já tinha até ligado para a Univasf solicitando a presença do Projeto na escola”, argumentou satisfeito.

No dia 30/09 o PEV esteve desenvolvendo ações de Ambientalização na Escola Marechal Antônio Alves Filho (EMAAF), localizada em Petrolina-PE. Na ocasião cerca de 20 professores foram informados sobre a atuação do Projeto Escola Verde na escola e os demais temas da Ambientalização.

Também no dia 30/09 professores da Escola João Batista, Petrolina, receberam a visita do grupo de Ambientalização e foram sensibilizados sobre a necessidade e urgência das questões socioambientais na escola.

Outra instituição mobilizada pelo PEV foi a Escola Ludgero de Souza Costa, Juazeiro, no dia 29/09, oportunidade em que os professores mostraram-se bastante empolgados com as possibilidades e vantagens da escola abraçar as causas socioambientais.

De acordo com a Coordenadora Jailda Silva, as atividades do PEV “são muito bem vindas novamente na escola. Parabéns pelo trabalho que vocês estão desenvolvendo”, argumentou.

Já no dia 23/09 o PEV desenvolveu ações de Ambientalização na Escola de Referência Jornalista João Ferreira Gomes, Petrolina, ocasião em que professores, gestores e representantes do Grêmio estudantil participaram das ações, visando o engajamento de todos.

Também no dia 23/09 a Escola Doutor Diego Rego Barros realizou atividades de Ambientalização com seus professores e gestores. A ação contou com a parceria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.

Confira algumas imagens: