Visitas sensibilizam para preservação de animais da Caatinga

Aproximadamente 100 alunos e professores de três instituições de ensino foram sensibilizados pelo Programa Escola Verde sobre a necessidade de preservação dos animais da Caatinga, através de Visitas Técnicas ao Parque Zoobotânico, localizado no município de Petrolina-PE.

O Parque Zoobotânico é administrado pelo 72º Batalhão de Infantaria Motorizado e abriga dezenas de espécies de animais e mais de 50 espécies vegetais típicos do bioma Caatinga. Alguns são extremamente raros, segundo o Ministério do Meio Ambiente.
O Parque funciona como um abrigo para onde são levados muitos animais natvos e exóticos apreendidos do tráfico, vítimas de maus tratos, doações ou abandono; portanto, impossibilitados de serem devolvidos para seus habitats.

Além de conhecer o parque, os alunos e professores visitantes participaram de uma palestra a respeito da fauna e da flora típicas do bioma Caatinga. Logo após foram conhecer várias espécies de aves (Arara Canindé, Carcará, Pomba – Asa-Branca, Periquitos e outros), mamíferos (Macaco-Prego, Onça Parda Suçuarana, Quati, Raposa e outros), e répteis (Jibóia, Salamandra, Pyton, Jacarés e outros), além de várias espécies da flora (Pau Ferro, Umbuzeiro, Juazeiro, dentre outros).

As visitas foram acompanhadas dos integrantes do PEV, Jarbas Santos, Aline Felix, Ana Carla, Aylla Raquel e Ivana Lima, além dos instrutores do Parque.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Nesta terça-feira (12/09/2017) cerca de 40 alunos e professores dos Cursos Técnicos em Agricultura, Meio Ambiente e Agroindústria, do Centro de Educação Profissional do Sertão do São Francisco (Cetep), localizado em Juazeiro-BA, visitaram o Parque Zoobotânico.

Para a aluna Daniela Cruz (4º Ano de Agroindústria), a visita foi “impressionante! Pude tirar muitas dúvidas, conhecer de perto os nossos animais, aves e plantas que apenas via na televisão ou jornais. Além do mais, pude descobrir fatos curiosos da nossa Caatinga que me chamaram bastante atenção”, argumentou satisfeito.

O PEV também mobilizou cerca de 20 crianças e educadores da instituição filantrópica Abrigo Anjo da Guarda, que dá assistência à crianças em situação de risco e vulnerabilidade em Petrolina-PE. A visita ocorreu no dia 08/09 e obteve resultados surpreendentes de envolvimento e aprendizagem para os participantes.

No dia 30/08 foi a vez de cerca de 40 alunos e professores da Escola Maria Hosana Nunes (Juazeiro) experienciarem conhecimentos de sala de aula sobre os animais da Caatinga e serem sensibilizados sobre a importância da preservação destas espécies.

Confira algumas imagens: