Riacho Morto, Esgoto Vivo

Um barquinho em forma de caixão, cheio de lixo e com algo que parece um corpo de criança navega por um riacho totalmente contaminado, no município de Juazeiro-BA.

Esta cena forte chamou a atenção de cerca de 50 populares, sensibilizados com a intervenção artística que promoveu a reflexão sobre os riscos a saúde e outros prejuízos da degradação ambiental do logradouro.

A ação de Arte Ambiental desenvolvida pelos integrantes do Núcleo Temático de Educação Ambiental, do Programa Escola Verde, Evanilde Benedito, Junior Belarmino e Leidinar Oliveira, ocorreu nesta sexta-feira (01/09/2017), no Riacho da Malhada, área periférica da cidade baiana.

Todos os materiais utilizados foram recolhidos no próprio local da obra de arte, a maior parte deste lixo jogada pelos próprios moradores do entorno; fato que amplia o problema decorrente, sobretudo, da falta de um política pública de revitalização do local.

O riacho apresenta inúmeros problemas como depósito de lixo, lançamento de esgotos, proliferação de roedores e insetos, sobretudo muriçocas, presença de animais domésticos como cães, gatos, cavalos e jumentos, mal-cheiro, além de poluição visual evidente.

O comerciário, João Silva, falou com indignação do problema, “este canal na realidade era mais estreito e cada vez que limpa fica mais largo. Era um canal pluvial, mas tá cheio de merda. Sem contar que aqui é uma área comercial e residencial, que quando chega umas 17:30 da tarde ninguém aguenta as muriçocas”, desabafou.

Confira algumas imagens:

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Vídeo 4