Oficinas de Reciclagem para a Reflexão Socioambiental

Através de Oficinas de Reciclagem, o Programa Escola Verde promoveu o desenvolvimento de habilidades artísticas e da responsabilidade ambiental, mas também possibilitou a reflexão sobre questões como o descarte inadequado do lixo, o consumismo, a escassez dos recursos naturais; além de possibilitar o reaproveitamento, em forma de brinquedos e utilidades domésticas, de alguns materiais que poderiam estar degradando o meio ambiente.

As oficinas mobilizaram cerca de 100 alunos e professores de escolas de três municípios do Vale do São Francisco, e consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, recolhimento de materiais recicláveis e realização de Oficinas.

Participaram das atividades os integrantes do PEV, Carliane Silva, Helder Jefferson, Breno Costa, Laziane Palmeira, Nanci Leopoldina, Isa Mariana, Aylla Raquel e Elisio Leles; em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Na sexta-feira (04/08/2017) a equipe do PEV desenvolveu uma Oficina de Reciclagem com alunos e professores da Escola Laurita Coelho Leda Ferreira, localizada em Petrolina-PE; oportunidade em que foram confeccionados brinquedos como Vai-e-vem e Spinner, com garrafas Pets, papelão e outros materiais recicláveis.

Dia 28/07 foi a vez de alunos e professores da Escola Manoel Novaes, localizaa em Curaçá-BA, serem sensibilizados e mobilizados para os preparativos iniciais para realização da parte prática da Oficina, a qual deverá ocorrer em breve na Escola.

Também ocorreram atividades práticas na Oficia de Reciclagem desenvolvida com alunos e professores da Escola Thomaz Guimarães, localizada em Senhor do Bonfim (BA), no dia 19/07; oportunidade em que os materiais recicláveis recolhidos em suas residências se transformaram em brinquedos e obras de arte.

Confira algumas imagens: