Resgate e preservação das abelhas

Sensibilizar alunos, professores e membros das comunidades locais sobre a importância estratégica ecológica e socioambiental, e a necessidade de preservar as abelhas e não exterminar, como é a prática comum na região, foram os objetivos centrais do Programa Escola Verde.
As ações mobilizaram aproximadamente 30 pessoas e consistiram em exibição de vídeo, palestra, debate, demonstração de Equipamento de Proteção Individual (EPI), captura e resgate dos insetos; e foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV, Lícia Lopes, Isa Mariana, André Moraes, em parceria com o Projeto Abelha Viva, IRPAA e corpo de bombeiros.

MOBILIZAÇÕES

No dia 30/05/2017 a equipe do PEV esteve realizando ações de sensibilização com cerca de 30 alunos e professores da Escola Rui Barbosa, localizada em Juazeiro-BA.

Também o PEV esteve colaborando com as ações de captura e resgate de um enxame de abelhas na sede do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), no dia 28/05, em parceria com o Projeto Abelha Viva e o corpo de bombeiro de Juazeiro-BA.

O enxame de grande porte foi resgatado e conduzido para a Zona rural de Sobradinho-BA, e foi instalado embaixo da copa de um umbuzeiro, arvore nativa da Caatinga.

De acordo com a moradora da área, Marli Gomes Masson, a ação está “de parabéns. É muito importante levar as abelhas para um lugar seguro. Também amo as abelhas”, garantiu.

Já para Érica Daiane Costa, é importante as pessoas saberem que não se deve “colocar fogo, nem veneno. Precisamos das abelhas vivas, pois elas são responsáveis pela polinização da nossa Caatinga. Sem abelha não tem Caatinga, não teremos plantas e nem ar”, refletiu.