Escolas iniciam desenvolvimento de Hortas Agroecológicas

Um dos desafios das escolas públicas é o desenvolvimento e manutenção de Hortas Agroecológicas, que possam ajudar na alimentação dos escolares e também como instrumento didático para as diferentes disciplinas e áreas do conhecimento.

Muitas vezes o PEV tem de desconstruir a lógica assistencialista, na qual a escola recebe passivamente a horta como uma ação externa, que dificulta o protagonismo dos alunos, professores e gestores e inviabilizam a manutenção deste importantíssimo equipamento escolar.

Visando colaborar com o enfrentamento destas carências e dificuldades, Programa Escola Verde esteve mobilizando em torno de 60 alunos e professores de duas escolas públicas do município de Juazeiro-BA.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes, distribuição de panfletos e realização de práticas de preparação do terreno das hortas da escola.

Participaram os integrantes do PEV, Maria Andrade, Sulaine Almeida, Ítalo Áquila, Carla Caroline e Matheus Henrique; em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.

ESCOLAS MOBILIZADAS

No dia 14/03/2017, ocorreram as ações de sensibilização da Escola Luis Cursino, oportunidade em que foram repassadas informações da importância e necessidade da horta na escola. As ações práticas estão previstas para dar inicio esta semana de Abril.

Já na Escola Manoel Marques, a equipe do PEV esteve realizando atividades práticas, no dia 01/12/2016, com o objetivo principal de colaborar para a escola desenvolver seu ritmo para assumir a responsabilidade de construção e manutenção da Horta da instituição.

Confira algumas imagens: