Enfrentando o desafio das hortas escolares

Uma das dificuldades das escolas públicas da região do Vale do São Francisco é desenvolver e manter hortas agroecológicas, onde se possa produzir alimentos orgânicos, sensibilizar para as questões socioambientais e ao mesmo tempo exercitar os conhecimentos tralhados em sala de aula por diferentes disciplinas.

Com o objetivo de colaborar para o enfrentamento destas dificuldades, o Programa Escola Verde esteve realizando atividades para promoção de hortas com cerca de 100 alunos e professores, em duas escolas públicas do município de Juazeiro-BA.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes, distribuição de panfletos sobre o tema, além de atividades práticas de limpeza e preparação do solo, adubagem e semeadura de verduras e legumes tais como acelga, cenoura, couve, salsinha, coentro e espinafre

Participaram das ações os integrantes do PEV, Maria Andrade, Giovânia Sá, Ana Carolina, Matheus Henrique, Alísio Costa, além do membro do Núcleo Temático de Educação Ambiental, Demétrio Cardoso.

ESCOLAS MOBILIZADAS

Nesta sexta-feira (18/11/2016) e nos dias 16/11 e 31/10, a equipe do PEV junto com cerca de 60 alunos e professores, estiveram realizando as etapas de sensibilização e de práticas na implantação da horta na Escola Luis Cursino.

No dia 27/10 também ocorreram atividades de sensibilização e repasse de informações técnicas sobre as Hortas Agroecológicas para aproximadamente 40 alunos e professores da Escola Municipal Mandacarú, localizada na área rural do município baiano.

As atividades práticas estão previstas para ocorrer em breve.

De acordo com a estudantes Marilena da Silva Santos (15 anos) percebi a importância da criação da horta na escola. Foi um excelente iniciativa”, declarou.

Confira algumas imagens: