Atividades de saúde ambiental movimentam escolas

Três escolas públicas do município de Petrolina-PE foram movimentadas com ações de Saúde Ambiental do Programa Escola Verde, as quais sensibilizaram aproximadamente 220 alunos e professores.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes, distribuição de panfletos e práticas de busca ativa de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Chicungunha e transmissor do Zica Vírus.

Participaram das ações os integrantes do PEV, Fernanda Torres, Geissica Lima, Elijalma Augusto, Lailana Brito e Mariana Macário; além dos integrantes do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar, Osmar Galvão e Sheila Daiana.

HIGIENE AMBIENTAL E COMBATE A AEDES AEGYPTI

No dia 03/11/2016 a equipe de Saúde Ambiental do PEV esteve mobilizando cerca de 40 alunos e professores d 5º ao 9º Anos da Escola São José, localizada na área rural do município de Petrolina-PE.

Na ocasião foram debatidos temas como higiene do meio ambiente e os cuidados com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e as doenças relacionadas a este vetor, como a Dengue, a Chicungunha e a Microcefalia.

De acordo com a opinião do aluno Eric Silva (11 anos) “eu achei muito boa a atividade, só assim pra não deixar garrafas e outras coisas pela escola pra não criar mosquito da dengue”, observou.

Para Thiago Santos (13 anos) “achei muito boa porque fala de muitas coisas legais já que muita gente não cumpre isso em casa e não tem uma consciência, e pode deixar coisas por aí, como a garrafa Pet que pode juntar água”, defendeu.

GRAVIDEZ E USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA

Dia 31/10 foi a vez de cerca de 70 alunos e professores da Escola Moyses Barbosa serem sensibilizados sobre os riscos da gravidez indesejada na adolescência e os perigos do uso de drogas.

As ações ocorreram com os alunos e professores do 2º e 3º Anos do Ensino Médio.

PLANTAS MEDICINAIS

Também ocorreu atividades sobre cuidados no uso de Plantas Medicinais na Escola Jornalista João Ferreira Gomes, no dia 26/10, ocasião em que cerca de 120 alunos e professores dos 1º e 2º Anos do Ensino Médio foram impactados pelas atividades.

Conforme declarou a aluna Anna Victória, “dei muita importância a atividade realizada, porque forneceu informações importantes aos alunos, tirou muitas duvidas. A interação foi ótima e todo material foi selecionado com muito sucesso, adoramos!”, garantiu satisfeita.

Confira algumas imagens: