Estudantes e professores mobilizados para arborização de escolas

Nesta sexta-feira (29/07/2016) aproximadamente 80 alunos, professores e gestores de duas escolas públicas do município de Juazeiro-BA foram mobilizados pelo Programa Escola Verde para realização de atividades de arborização das áreas internas de suas instituições.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de material informativo sobre a importância da arborização; além de realização de atividades práticas de preparação do terreno, abertura de covas, adubagem e plantio de mudas nativas e frutíferas, tais como Pereira, Mulungu, Angico, Umbuzeiro, Pau-ferro, Aroeira, Tamboril, Pinhão-manso e Mandacaru sem espinho.

As ações foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV, Professora Maria José Varjão, Matheus Henrique, Vanessa Sena, Bruno Silva e Sulaine Almeida, além do integrante do Núcleo Temático, Bruno Emanuel. As atividades ocorreram em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf. As mudas foram doadas pela empresa Agrovale.

ESCOLAS ARBORIZADAS

​Na Escola Municipal de Educação Infantil Arlinda Alves Varjão, cerca de 40 crianças, professores e gestores escolares participaram do plantio das mudas na área interna da instituição.

Na opinião da diretora Jane Silva, “estamos tendo uma satisfação imensa com a atuação do projeto nesta escola. Queremos amplificar as atividades de arborização e horta”, defendeu.

Também ocorreu atividades de ampliação da área arborizada da Escola Rui Barbosa. A partir do envolvimento de professores e alunos a escola está criando um espaço para sombreamento, ornamentação e aulas práticas das disciplinas, chamado “Espaço Caatinga”, onde estão sendo plantadas espécies nativas da região.

Para a estudante Ana Júlia, do 2º Ano do Ensino Médio, “com o Projeto Escola Verde em parceria com o Rui Barbosa está sendo uma ótima oportunidade para nós alunos expandirmos nossos horizontes e ir além da teoria dada em sala de aula. Aprender desde cedo a importância da preservação da Caatinga nos leva ao conhecimento da nossa própria cultura, cuidando para que esse bioma continue vivo. O projeto está sendo uma maravilhosa experiência de aprendizado, nos ensinando que o amor e cuidado com a natureza pode começar dentro da nossa própria escola”, observou satisfeita.

Confira algumas imagens: