Eventos ambientais nas escolas mobilizam alunos e professores

Aproximadamente 1.300 pessoas participaram de eventos ambientais em três escolas públicas mobilizadas pelo PEV no Vale do São Francisco, representando um grande envolvimento com a temática socioambiental destas instituições.

Dentre os temas desenvolvidos destaque para reciclagens, coleta seletiva, saúde ambiental, uso responsável de recursos e energias renováveis.

Escolas mobilizadas

Nesta quinta-feira (03/09/2015) a Escola Jornalista João Ferreira Gomes, localizada em Petrolina-PE, realizou a culminância da III Conferência da Juventude, com a temática “Saúde e Meio Ambiente”. Cerca de 800 pessoas, entre alunos, professores, gestores e familiares, de todas as turmas e turnos da escolas, participaram das ações.

A Conferência realizou sete Oficinas. Com a colaboração do PEV diferentes turmas ficaram responsáveis por apresentar seu tema ao público, tais como Reciclagem de metais e CDs, coleta de pilhas e baterias, Arte em vidro, Reciclagem de papel, papelão, tratamento da água, reciclagem de garrafas e pneus, alimentação saudável de doces e salgados de sobras de alimentos, e produtos de limpeza biodegradáveis.

Entre os dias 31 de Agosto ao dia 4 de Setembro a equipe do PEV esteve desenvolvendo ações no Colégio Estadual Rui Barbosa, localizado em Juazeiro-BA, como parte dos preparativos para a Feira de Ciências prevista para ocorrer no dia 18 de Setembro, com o tema “Sustentabilidade em ação”.

As atividades foram desenvolvidas com a parceria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Projeto Meio ambiente e Interdisciplinaridade, da UNIVASF, e contemplaram alunos da 5ª série ao 3º ano do Ensino Médio, totalizando aproximadamente 350 discentes de 14 turmas dos turnos matutino e vespertino.

De acordo com a Coordenadora, Professora Maria de Fátima, “os alunos tiveram oportunidade de conhecer mais sobre os temas que serão trabalhados até a Feira e puderam esclarecer dúvidas pertinentes”, defendeu.

Na tarde do dia 28/08/2015 (sexta-feira) o PEV esteve mobilizando cerca de 150 professores e alunos do Colégio Estadual Francisco Xavier de Souza, localizado na Zona rural de Petrolina-PE, como parte das atividades de culminância de encerramento do Mês do Meio Ambiente, realizado em parceria com a Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (ACAVASF).

As atividades contaram com a participação da assistente administrativa da ACAVASF, Luciana Nunes Brito, e o personagem Espantalho Olimpo, os quais colaboraram para abrilhantar o evento.

Na opinião da professora, Eliane Silva, “o Projeto Escola Verde está de parabéns por promover a temática ambiental nas escolas. Esperamos o retorno com mais ações”, comentou.

Confira algumas imagens: