Arte ambiental e reciclagem

Utilizar atividades lúdicas e práticas para promoção do conhecimento, desenvolver habilidades artísticas, sensibilizar e fomentar a responsabilidade socioambiental, foram alguns dos objetivos das atividades do Programa Escola Verde em quatro escolas públicas da região do Vale do São Francisco, as quais mobilizaram em torno de 180 alunos e professores.

As ações consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, contação de estórias, recolhimento de materiais recicláveis e Oficina para produção de Puffs feitos com garrafas Pets. Participaram das atividades integrantes do Programa Escola Verde e do Núcleo Temático de Educação Ambiental, em parceria com o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.

ESCOLAS MOBILIZADAS

No dia 22/06/2016 na Unidade de Acolhimento Marcelo Brito, localizada em Petrolina-PE, cerca de 30 alunos e professores participaram de atividade de arte ambiental, com contação de estórias para as crianças, exibição de vídeos e brincadeiras envolvendo temas ambientais.

De acordo com a gestora da escola, Emília Silva, “vamos ver se aos poucos educamos nossas crianças para o bom convívio com a natureza”, declarou confiante.

A Escola Polivalente Américo Tanuri, localizada em Juazeiro-BA, também desenvolveu ações de arte ambiental, no dia 10/06, através de uma Oficina de reciclagem de garrafas Pets na confecção de Puffs. Cerca de 40 pessoas participação das ações, sobretudo alunos das turmas do 9º Ano.

Para a aluna Bruna Soares, a ação “foi produtiva e interessante. Os alunos se interessaram bastante, participaram e se divertiram muito. Compreenderam a importância do reaproveitamento de produtos Pets”, observou.

Dia 10/06 o PEV esteve mobilizando cerca de 30 alunos e professores da Escola Marechal Antonio Alves Filho (Petrolina) para desenvolvimento das ações preliminares de sensibilização que antecedem a Oficina de reciclagem, prevista para ocorrer em breve.

Também ocorreram atividades de sensibilização, no da 06/06, junto a aproximadamente 80 alunos da Escola Moyses Barbosa (Petrolina) sobre a importância e necessidade da reciclagem no dia-a-dia das de todas as pessoas; bem como os preparativos para a Oficina de reciclagem prevista para ocorrer no dia 05/07.

Confira algumas imagens: