Saúde Ambiental movimenta escolas

Várias atividades de Saúde Ambiental desenvolvidas pelo Programa Escola Verde movimentaram cinco escolas públicas do Vale do São Francisco. Aproximadamente 230 alunos e professores foram impactados diretamente com as ações.

As atividades desenvolvidas pelos integrantes do PEV e do Núcleo Temático consistiram em exibição de vídeos, debates, afixação de cartazes em locais estratégicos das instituições, distribuição de material informativo e atividades práticas de busca atividade de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti na área interna da escola.

SEXUALIDADE, DSTs E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Hoje (01/06/2016) a equipe do PEV esteve desenvolvendo ações de sensibilização sobre sexualidade, DST/Aids e gravidez indesejada, na Escola João Barracão, localizada em Petrolina-PE. Cerca de 20 alunos e professores participaram das atividades.

Para a aluna Jade Santos (22 anos), a ação possibilitou “informações pra quem não sabia, né? E é bom também pra abrir a mente de quem ainda não sabe do uso do preservativo… Os adolescentes hoje em dia que saem na noitada, né? E não tem aquela mentalidade de usar o preservativo pra se proteger das doenças, enfim, amei, nota dez”, classificou.

No dia 11/05 a equipe de Saúde Ambiental do PEV esteve desenvolvendo as mesmas temáticas na Escola Paes Barreto (Petrolina), oportunidade em que aproximadamente 30 alunos e professores do 8º Ano foram sensibilizados sobre os temas.

COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Cerca de 60 alunos e professores do 6º ao 8º Ano da Escola Polivalente Américo Tanuri, localizada em Juazeiro-BA, participaram ativamente das atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti, no dia 25/05. Após as ações de sensibilização e repasse de informações, os presentes realizaram uma busca ativa na área interna da escola por possíveis focos do inseto.

Na opinião do aluno, do 6º Ano, João Pedro Gano, as atividades foram muito importantes “para que o mosquito da dengue não mate a gente”, defendeu.

CUIDADOS COM OS AGROTÓXICOS

Dia 25/05 foi a vez da equipe do PEV desenvolver ações junto a 60 alunos e professores do turno da manhã, da Escola João Barracão, sobre os perigos e cuidados com os Agrotóxicos.

Também estiveram reunidos cerca de 30 alunos e professores do 1º Ano do Ensino Médio, da Escola Otacilio Nunes de Souza (Petrolna), no dai 23/05, para debaterem os perigos e cuidados com o uso e consumo de alimentos contaminados com Agrotóxicos, muito comuns em nossa região devido a produção da agricultura irrigada.

De acordo com a aluna, Alexsandra Silva (15 anos), “achei bastante interessante porque reforçou o que a gente já estava vendo aqui na escola. E é muito interessante a gente saber como é produzido o que consumimos”, argumentou.

PERIGOS DAS ZOONOSES

Integrantes do PEV estiveram também realizando atividades de sensibilização com cerca de 30 alunos e professores da Escola Rui Barbosa (Juazeiro), no dia 24/05, sobre os perigos, sintomas, prevenção e tratamento das principais doenças transmitidas por animais, chamadas Zoonoses, tais como a Giardíase, Brucelose, Leptospirose, Leishmaniose, dentre outras.

Conforme declarou o aluno Leonardo Santos, as atividades foram “de grande importância não só pelo tema, mas por trazer uma forma nova de aprendizado e estimular a entrada dos alunos na universidade”, garantiu.

Confira algumas imagens: