Arborização de escolas mobiliza professores e alunos

Atividades de Arborização de escolas são muito importantes para mobilização e sensibilização de alunos e professores sobre os temas socioambientais; além de possibilitar trabalhar diferentes conteúdos de várias disciplinas escolares, colabora também para melhorias ambientais da instituição e desperta o senso de responsabilidade e preservação entre os envolvidos.

Visando colaborar com a minimização da carência de espaços verdes nas escolas públicas, o Programa Escola Verde mobilizou cerca de 150 alunos e professores, em três instituições públicas de ensino da região do Vale do São Francisco, para realização de atividades de Arborização.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de material informativo sobre o tema, além de ações práticas de limpeza e preparação do terreno, abertura de cova, adubação e plantio de mudas frutíferas e nativas da Caatinga.

Participaram das ações integrantes do Projeto Escola Verde e do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar. Parte das ações ocorreu em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.

ESCOLAS MOBILIZADAS

Na sexta-feira (13/05/2016) a equipe de Arborização do PEV esteve desenvolvendo ações de plantio de mudas na Escola Antonilia de França Cardoso, localizada em Juazeiro-BA. Aproximadamente 40 alunos e professores do 9º Ano e do Fundamental II estiveram presentes.

Também o PEV esteve mobilizando cerca de 70 alunos e professores do Colégio da Polícia Militar (CPM), de Petrolina-PE, no dia 12/05, para arborização da área interna da escola, sobretudo do 1º Ano do Ensino Médio.

No dia 04/05 foi a vez do PEV desenvolver atividades preliminares de arborização na Escola Jutahy Magalhães, localizada em Juazeiro-BA. Na ocasião, alunos e professores do 9º Ano receberam as informações iniciais para as atividades práticas de arborização da escola, previstas para ocorrer em breve.

De acordo com a aluna Beatriz Silva: as atividades foram muito importante, pois “sem as plantas não podemos viver, respirar. Por isso é que é um tema muito importante no dia a dia”, observou.

Confira algumas imagens: