Hortas escolares agroecológicas

Com o objetivo de colaborar para o enfrentamento do desafio de desenvolver e manter Hortas Agroecológicas nas escolas, o Programa Escola Verde desenvolveu um conjunto de ações em cinco escolas públicas da região do Vale do São Francisco. As atividades reuniram em torno de 250 alunos, professores, gestores e funcionários.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes em pontos estratégicos das escolas, distribuição de material informativo elaborado pelo PEV, preparação do terreno, adubagem do solo e semeadura de hortaliças e verduras como abóbora, maxixe, pimentão e tomate.

As ações foram desenvolvidas por integrantes do PEV e do Núcleo Temático em Educação Ambiental Interdisciplinar, em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.

ESCOLAS MOBILIZADAS

Nesta sexta-feira (13/05/2016) ocorreram atividades de Hortas na Escola Pe Luiz Cassiano, localizada em Petrolina-PE. Aproximadamente 60 alunos e professores do 8º Ano e 1º Ano do Ensino Médio botaram a “mão na massa” na preparação e semeadura da terra.

Na opinião da aluna, Vitoria Silva, do 8º ano “foi uma experiência muito boa, porque aprendemos sobre as plantas e como preparar o solo para horta, e nos ajudaram sobre as plantas e como fazer hortas em outros lugares.”

Também nesta sexta (13/05) e no dia 06/05, integrantes do PEV e do Núcleo Temático estiveram na Escola Rui Barbosa, localizada em Juazeiro-BA, para realização de testes para o funcionamento do sistema de irrigação alternativo da Horta escolar, desenvolvido com material doado e garrafas Pets recicladas.

A equipe do PEV também esteve sensibilizando alunos e professores da Escola Maria Viana Tanuri, localizada em Juazeiro-BA, no dia 03/05, para a importância do contato com o meio ambiente nas práticas de manutenção e cuidados com as hortas.

No dia 29/04, cerca de 30 alunos e professores do 4º Ano da Escola Iracema Pereira da Paixão, localizada em Juazeiro-BA, foram sensibilizados sobre a necessidade de hortas na escola e nas residências dos alunos.

Para a Professora Gineide Santos, “gostei muito da apresentação de hoje. Os alunos aprenderam visualizar o que estava sendo apresentado, puderam interagir com sua experiência fora de sala de aula, relacionando o tema às coisas que acontecem no dia-a-dia. Foi muito produtivo.Eles aprenderam coisas novas,relembraram o que já foi visto e tiveram liberdade para falar”, garantiu.

Outra instituição visitada pela equipe foi a Escola Dilma Calmon (Juazeiro), no dia 29/04, oportunidade em que cerca de 50 alunos e professores realizaram atividades de sensibilização que antecedem as práticas de horta na escola.

Anteriormente, no dia 20/04, a equipe do PEV esteve na Escola Pe Luiz Cassiano realizando as atividades preliminares de mobilização para o desenvolvimento da horta escolar, junto aos alunos do 1º Ano do ensino médio e 8º Ano do ensino fundamental.

Confira algumas imagens: