Ações de saúde ambiental mobilizam escolas

Várias atividades de saúde ambiental movimentaram cinco escolas públicas do Vale do São Francisco. Aproximadamente 150 alunos e professores foram diretamente mobilizados e sensibilizados.

Dentre as ações desenvolvidas destaque para Sexualidade, DSTs e Gravidez na Juventude, Cuidados com as Zoonoses, além de Plantas Medicinais, através de exibição de vídeos, palestras e debates.

Participaram das atividades os integrantes do PEV, Glenda Silvestre, Neemias Silva, Matheus Henrique, Ângelo Sena, Ana Carolina, Débora Borges, Alexandra Martins, Giovanni Vargas, Uana Paes, Fernanda Torres e Gabriela Rocha. Parte das ações contaram com a parceria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.

SEXUALIDADE, DSTs E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Nesta quinta-feira (12/05/2016) o PEV esteve desenvolvendo ações de prevenção e promoção de saúde ambiental através da abordagens dos temas Sexualidade, Doenças Sexualmente Transmitidas (DSTs) e Gravidez na Adolescência na Escola Lomanto Júnior, localizada em Juazeiro-BA. As ações reuniram em torno de 20 alunos e professores do 1º Ano do Ensino Médio.

Sobre as mesmas temáticas, no dia 28/04, o PEV esteve sensibilizando cerca de 60 estudantes dos Cursos Técnicos em Enfermagem e em Agroindústria, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), localizado em Juazeiro.

Na opinião da aluna Geísa Laiane (18 anos), “achei bom saber sobre o uso da camisinha e como usar corretamente ela, e outros métodos de prevenir a doença e a gravidez” , comentou.

Também o PEV esteve abordado estes temas na Escola João Barracão, localizada em Petrolina-PE, no dia 29/04, no turno vespertino. Na oportunidade cerca de 20 alunos e professores debateram a importância da prevenção de DSTs e da gravidez indesejada, perigos no uso de contraceptivos orais e uso de preservativos nas relações sexuais.

Para a Professora, Margarida Santos, “gostei muito da atividade porque é muito importante falar sobre esse tema na escola”, defendeu.

PREVENÇÃO DE ZOONOSES

No dia 29/04, a equipe de Saúde Ambiental do PEV esteve no Colégio Paulo VI, localizado em Juazeiro-BA, desenvolvendo ações sobre prevenção de Zoonoses, tais como leishmaniose, febre amarela, hantavirus. leptospirose, raiva, peste bubônica, sarna, toxoplasmose, tuberculose e esquistossomose. Em torno de 30 pessoas participaram das atividades.

PLANTA MEDICINAIS

Já no dia 27/04, o PEV esteve realizando mobilizações sobre os cuidados no uso de Plantas Medicinais na vida cotidiana, na Escola Paes Barreto, localizada em Petrolina-PE. Na ocasião aproximadamente 30 alunos e professores foram sensibilizados sobre a importância de saber usar a Fitoterapia de forma moderada e sob o acompanhamento de profissionais da área de saúde.

Confira algumas imagens: