Combate ao mosquito Aedes aegypti e as doenças de veiculação hídrica

Durante vários dias a equipe de Saúde Ambiental do PEV esteve desenvolvendo uma série de atividades sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Chicungunha e da Microcefalia, e prevenção de outras doenças de veiculação hídrica.

As ações mobilizaram em torno de 120 alunos e professores de três instituições de ensino do Vale do São Francisco, interessados em conhecer e prevenir tais doenças

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes em locais estratégicos das escolas e distribuição de material informativo. Participaram das ações os integrantes do PEV, Antonio Gilberto, Fábio Miguel, Fernanda Torres, Aline Felix e Uana Paes.

ESCOLAS MOBILIZADAS

No dia 03/05/2016 a equipe do PEV esteve mobilizando cerca de 40 alunos e professores da Escola Dom Malan, localizada em Petrolina-PE, oportunidade em que integraram alunos do 3º Ano do Ensino Médio, alunos surdos e professores de Química e Sociologia interessados em debater o problema das doenças de veiculação hídrica, como a Amebíase, Disenterias bacterianas, Cólera, Giardíase e àquelas transmitidas por vetores como o mosquito Aedes aegypti.

No dia 27/04 foi a vez de aproximadamente 40 alunos e professores do Curso Técnico em Meio Ambiente, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), localizado em Juazeiro-BA, debaterem os perigos, sintomas, prevenção e tratamento das doenças causadas pelo mosquito Aedes.

Na opinião do aluno Jair Santos (29 anos), a atividade “foi bastante interessante, aprendemos sobre a dengue, Zika, etc. e seus sintomas. Vimos que podemos sim combater o Aedes”, defendeu.

Dia 27/04 também a equipe do PEV esteve realizando atividades na Escola Agostinho Muniz
(Juazeiro), com cerca de 20 alunos e professores do 3º Ano do Ensino Médio. Na oportunidade foram abordadas algumas doenças infectoparasitárias, com destaque para aquelas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Para o aluno, Arielson Sousa, as ações “foram muito interessantes, pois aprendemos coisas que não sabíamos e reforçou coisas que já tínhamos ouvido falar sobre varias doenças, argumentou.

Confira algumas imagens: